Resolvendo problemas matemáticos na cozinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71804

Palavras-chave:

Culinária, resolução de problemas, matemática

Resumo

O estudo da matemática tem sido favorecido por uma inovação de métodos e abordagens explorados em ambientes de aprendizagem criados nas escolas, a partir de alternativas envolvendo atividades dinâmicas e outros materiais didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade de ensino por meio da junção de resolução de problemas matemáticos com a culinária, no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Catalão, em conjunto com o componente curricular de Estágio Supervisionado. A pesquisa teve abordagem qualitativa e natureza exploratória, e buscou investigar como trabalhar as estratégias de resolução de problemas junto com a culinária, especificamente, na parte da confeitaria. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2023, com estudantes do Ensino Médio, de uma escola estadual de tempo integral, em Catalão-GO, que participavam de uma disciplina eletiva. A atividade proposta consistiu de uma situação-problema, envolvendo a receita de um bolo de chocolate do tipo brownie, e teve o objetivo de calcular o custo dos ingredientes. Foi possível perceber que a interação e o compartilhamento de saberes foram significativos, porque, além de favorecer a aplicação das estratégias de resolução de problemas, sob a mediação das professoras, possibilitaram que os estudantes também pudessem ser mais proativos.

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Biografia do Autor

Dhâmarys Alves Bizerra, Universidade Federal de Catalão

Recém formada em Matemática - Licenciatura – pelo Instituto de Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Participou durante a graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e também do Programa de Residência Pedagógica (PRP).

Marta Borges, Universidade Federal de Catalão

Professora associada do Instituto de Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui graduação em Matemática - Licenciatura – pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Matemática - área de Análise - pela mesma instituição e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - área de Ensino e Ciências e Matemática. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Matemática da UFCAT. Faz parte da diretoria (gestão 2022-2025) da Sociedade Brasileira de Matemática – Regional Goiás (SBEM-GO). Tem experiência em pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase no ensino e na formação de professores.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

BIZERRA, D. A.; BORGES, M. Resolvendo problemas matemáticos na cozinha. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, v. 5, n. especial - SiTAPEM, p. 151–166, 2024. DOI: 10.14393/BEJOM-v5-2024-71804. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71804. Acesso em: 24 dez. 2024.