Educação algébrica: uso de padrões figurativo-numéricos como recurso didático-pedagógico para os anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57955Palavras-chave:
Educação Matemática. Pensamento Algébrico. Ensino-aprendizagem. Padrões matemáticos.Resumo
O processo de ensino-aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental é marcado por um histórico de dificuldades. No que tange à educação algébrica, questões relacionadas à interpretação e entendimento da linguagem algébrica são desafios vivenciados durante o processo de escolarização dos estudantes. Neste sentido, este artigo teve por objetivo analisar contribuições da utilização de padrões figurativo-numéricos no segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, pautados na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica, buscamos por estas contribuições, evidenciar diferentes possibilidades de intervenção pedagógica em situações didáticas adversas. Como conclusões, defendemos que a utilização do padrão figurativo-numérico nesta etapa educativa possui potencialidades importantes para a educação algébrica, visando melhor compreensão do corpo discente no que se refere a linguagem algébrica e a representação algébrica de padrões matemáticos ao longo do seu processo de escolarização. Por meio de atividades utilizando tais padrões, revelamos que pode ser possível o resgate de dificuldades matemáticas provenientes de etapas pregressas, uma vez que é possível interligar uma multiplicidade de conteúdos e conceitos, bem como áreas de conhecimento. Desta forma, entendemos que tais ações podem, por sua vez, qualificar a díade ensino-aprendizagem de álgebra na educação básica e, em especial, nos anos finais do ensino fundamental.
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