O uso de padrões figurativo-numéricos como recurso didático-pedagógico para os anos finais do ensino fundamental

the use of figurative-numerical patterns as a didactic-pedagogical resource for the final years of elementary school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57955

Palavras-chave:

Educação Matemática. Pensamento Algébrico. Ensino-aprendizagem. Padrões matemáticos.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental é marcado por um histórico de dificuldades. No que tange à educação algébrica, questões relacionadas à interpretação e entendimento da linguagem algébrica são desafios vivenciados durante o processo de escolarização dos estudantes. Neste sentido, este artigo teve por objetivo analisar contribuições da utilização de padrões figurativo-numéricos no segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, pautados na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica, buscamos por estas contribuições, evidenciar diferentes possibilidades de intervenção pedagógica em situações didáticas adversas. Como conclusões, defendemos que a utilização do padrão figurativo-numérico nesta etapa educativa possui potencialidades importantes para a educação algébrica, visando melhor compreensão do corpo discente no que se refere a linguagem algébrica e a representação algébrica de padrões matemáticos ao longo do seu processo de escolarização. Por meio de atividades utilizando tais padrões, revelamos que pode ser possível o resgate de dificuldades matemáticas provenientes de etapas pregressas, uma vez que é possível interligar uma multiplicidade de conteúdos e conceitos, bem como áreas de conhecimento. Desta forma, entendemos que tais ações podem, por sua vez, qualificar a díade ensino-aprendizagem de álgebra na educação básica e, em especial, nos anos finais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Paulo Cabral dos Reis, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Efetivo de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ibirité).

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle Canoas (UNILASALLE) com período sanduíche (em ambas formações) na Universidade La Salle México (ULSA).

Révero Campos da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Cabral dos Reis, J. P., Mendes Tomaz dos Santos, G., & Campos da Silva, R. (2021). O uso de padrões figurativo-numéricos como recurso didático-pedagógico para os anos finais do ensino fundamental: the use of figurative-numerical patterns as a didactic-pedagogical resource for the final years of elementary school. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, 2(4), 30–47. https://doi.org/10.14393/BEJOM-v2-n4-2021-57955

Edição

Seção

Artigos - Educação Matemática