DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTRADAS E TRILHAS DE PIVÔS USANDO IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL DO SENSOR PRISM/ALOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um novo método para a detecção de estradas e trilhas de pivôs em imagens pancromáticas de alta resolução. A abordagem é dividida em três módulos principais: primeiro, uma filtragem espacial é aplicada a imagem para a extração de magnitudes e direções de descontinuidades, então uma quantização em 5 níveis é aplicada às magnitudes e um algoritmo de consistência hierárquica é desenvolvido para checar e unir cada janela a sua vizinhança, priorizando direções com os maiores e mais consistentes valores de magnitude; segundo, as hipóteses mais fortes são mantidas enquanto as mais fracas são retiradas da imagem, com o intuito de eliminar partes desconectadas; e finalmente, a transformada de Hough é aplicada nas hipóteses para completar as estradas detectadas e também identificar possíveis trilhas de pivôs entre elas. Este método foi aplicado em imagens do satélite ALOS em diferentes áreas do oeste do estado da Bahia, Brasil, e os resultados são fornecidos aqui.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BORGES, D. L.; SIROTHEAU SERIQUE, L. M. F.; JUNIOR, O. A. de C. DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTRADAS E TRILHAS DE PIVÔS USANDO IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL DO SENSOR PRISM/ALOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n2-43736. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43736. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").