ALTIMETRIA POR SATÉLITE RADAR APLICADA A HIDROLOGIA NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A altimetria por satélite radar é uma técnica que viabiliza a tomada de medidas de nível em oceanos, gelo, rios e lagos. Apesar de a altimetria ter sido desenvolvida com o objetivo de monitorar os oceanos, a grande quantidade de dados em áreas continentais viabiliza os estudos em hidrologia, uma vez que o monitoramento sistemático da variação espacial e temporal do volume de água, de maneira regular e precisa, é essencial para entender processos ambientais. O monitoramento em hidrologia é realizado com o estabelecimento de equipamentos in situ, contudo as estações tem um alto custo de instalação e operação, além da dificuldade de acesso a áreas remotas limitar a possibilidade de instalação de estações em alguns locais. Neste contexto, a altimetria por satélite pode ser utilizada de modo a complementar a obtenção de dados convencionais. No Brasil, a maioria dos estudos estão concentrados na bacia Amazônica devido a importância e visibilidade da região para o mundo. O uso desta técnica fora do contexto amazônico é muito incipiente devido as limitações impostas pela natureza do porte dos rios (pequeno e médio) e também pela resolução espacial dos sensores embarcados nas missões atuais. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sobre o funcionamento dos sensores altimétricos radar e mostrar os principais trabalhos realizados no Brasil desde o ano de 1993 até o presente, mostrando o estado da arte desta área do conhecimento no país. O aprofundamento nos estudos e técnicas de processamento de dados, o lançamento de novas missões e o desenvolvimento de sensores mais precisos, é bastante promissor para esta área do conhecimento. Assim, são esperados mais estudos nesta área nos próximos anos, tanto na Amazônia quanto em outras regiões do Brasil, viabilizando e melhorando o monitoramento e a gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PEREIRA, E. O.; ABREU, L. G. A. de C.; MAILLARD, P. ALTIMETRIA POR SATÉLITE RADAR APLICADA A HIDROLOGIA NO BRASIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 2, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n2-44022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44022. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").