DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTRADAS E TRILHAS DE PIVÔS USANDO IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL DO SENSOR PRISM/ALOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um novo método para a detecção de estradas e trilhas de pivôs em imagens pancromáticas de alta resolução. A abordagem é dividida em três módulos principais: primeiro, uma filtragem espacial é aplicada a imagem para a extração de magnitudes e direções de descontinuidades, então uma quantização em 5 níveis é aplicada às magnitudes e um algoritmo de consistência hierárquica é desenvolvido para checar e unir cada janela a sua vizinhança, priorizando direções com os maiores e mais consistentes valores de magnitude; segundo, as hipóteses mais fortes são mantidas enquanto as mais fracas são retiradas da imagem, com o intuito de eliminar partes desconectadas; e finalmente, a transformada de Hough é aplicada nas hipóteses para completar as estradas detectadas e também identificar possíveis trilhas de pivôs entre elas. Este método foi aplicado em imagens do satélite ALOS em diferentes áreas do oeste do estado da Bahia, Brasil, e os resultados são fornecidos aqui.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
BORGES, Díbio Leandro; SIROTHEAU SERIQUE, Luiz Marcelo Ferreira; JUNIOR, Osmar Abílio de Carvalho. DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTRADAS E TRILHAS DE PIVÔS USANDO IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL DO SENSOR PRISM/ALOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n2-43736. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43736. Acesso em: 5 dez. 2025.