ANÁLISE DA ACURÁCIA NO PPP A PARTIR DA SOLUÇÃO DE AMBIGUIDADES GPS EM CURTOS PERÍODOS DE OCUPAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) é um método de posicionamento GNSS atualmente em evidência na área de Geodésia. Embora seja usual ver citado na literatura que para realizar o PPP apenas um receptor é necessário, na realidade deve-se ter disponível uma boa infraestrutura global, como por exemplo, uma rede de estações como a do IGS, que fornece os produtos GNSS necessários para essa finalidade. As ambiguidades das medidas da fase da onda portadora usualmente são calculadas como solução real (float) no processamento de dados no modo PPP e a obtenção da solução inteira (solução fixa) tem sido um desafio contínuo para a comunidade científica geodésica. Quando as ambiguidades são fixadas corretamente, a alta acurácia no PPP é obtida em curtos intervalos de tempo. No presente trabalho são realizadas investigações a respeito da solução de ambiguidades, visando avaliar as melhorias do método em diferentes tempos de rastreio. Para tanto foi utilizado o algoritmo Ambizap para solucionar as ambiguidades envolvidas entre cinco estações de teste e uma rede GNSS usada suporte. Os resultados obtidos foram comparados com a solução SIRGAS SIR09P01 e verificou-se que a qualidade do posicionamento pode melhorar, em alguns casos significativamente, após a solução das ambiguidades em intervalos de tempo de até uma hora. A componente leste chegou a apresentar melhorias acima de 60% e as componentes norte e vertical melhoraram cerca de 40% em termos de EMQ após a solução das ambiguidades com 30 minutos de dados.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").