PPP EM TEMPO REAL: FUNDAMENTOS, IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL E ANÁLISES DE RESULTADOS NO MODO ESTÁTICO E CINEMÁTICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O posicionamento geodésico em tempo real utilizando GNSS pode ser realizado a partir dos métodos DGPS, RTK e/ou RTK em rede e mais recentemente do RTPPP, ou seja, Posicionamento por Ponto Preciso em Tempo Real. Este último método tem sido alvo de muita investigação pela comunidade cientíï¬ ca nos últimos anos e culminou com um projeto piloto do IGS para PPP em Tempo Real, com início em meados do ano 2007 visando disponibilizar órbitas e correções precisas dos relógios dos satélites para aplicação no RTPPP. O método PPP em sua concepção requer o uso de observações GNSS em duas frequências, correções para diversos efeitos envolvidos e dados de órbitas e correções precisas dos relógios dos satélites. Para tempo real, têm-se disponível atualmente as efemérides preditas denominadas IGU, porém as correções preditas de relógios dos satélites contidos nestas efemérides apresentam atualmente acurácia de ordem métrica. Este nível de acurácia não é suï¬ ciente para os requisitos de acurácia centimétrica do PPP e requer o desenvolvimento de estratégias de estimativas das correções de relógios dos satélites para aplicação em tempo real. Diversas agências do IGS distribuídas ao longo do planeta disponibilizam atualmente as correções de relógios e órbitas em tempo real aos usuários via internet utilizando o protocolo NTRIP. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta a metodologia envolvida no PPP em Tempo Real, com o desenvolvimento de um sistema computacional denominado 'RT_PPP' e experimentos realizados para dados coletados em estações localizadas no Brasil e também para ensaios em voos de aeronaves produzidas no Brasil. O sistema é desenvolvido em linguagem de programação C++ e a comunicação via internet em tempo real foi desenvolvida com base nos códigos disponibilizados pela agência europeia BKG. Para aplicação do PPP, diversos efeitos sistemáticos envolvidos com a propagação dos sinais GNSS e com as estações são levados em consideração, como por exemplo: atrasos troposférico e ionosférico, efeitos relativistas, carga de marés oceânicas, marés terrestres, correção do centro de fases das antenas, entre diversos outros. Foram realizados experimentos no modo PPP pós-processado, simulando tempo real e em tempo real com dados GPS coletados em estações estáticas e em trajetórias cinemáticas de ensaios em voo para aeronaves fabricadas no Brasil.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").