Automação do Processo de Mudança de Referencial Geodésico e Atualização de Coordenadas no Posicionamento de Alta Precisão
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O posicionamento em levantamentos topográficos e geodésicos com uso de receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) pode ser realizado com uso de serviços on-line gratuitos e comerciais. Estes, determinam as coordenadas dos pontos de interesse na época e referencial geodésico das efemérides precisas, às quais são usadas no pós-processamento das observáveis GNSS coletadas em campo e difere do sistema geodésico de referência adotado para o SGB (Sistema Geodésico Brasileiro). No Brasil, é empregado na determinação das coordenadas apenas a realização SIRGAS2000 (época 2000,4). É imprescindível a mudança de referencial e atualização das coordenadas para o referencial geodésico oficial no país. Assim, uma ferramenta computacional para automação dos procedimentos e fornecimento de relatório dos cálculos executados internamente, contribui para estudantes e usuários desses serviços de processamento de dados GNSS para posicionamento. O propósito deste trabalho foi desenvolver um software, nomeado de MRefGeo, para realizar a mudança de referencial geodésico e atualização das coordenadas e validar os resultados de sua utilização. No MRefGeo, é possível escolher parâmetros disponibilizados pelo IBGE-PPP (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Posicionamento por Ponto Preciso) ou pelo IERS/IGN (International Earth rotation and Reference systems Service/ Institut National de l'Information Géographique et Forestière) para mudança de referencial e modelos de velocidade para o SIRGAS - VEMOS2009 e VEMOS2017. Os resultados obtidos com MRefGeo são concordantes, a nível do milímetro, com os fornecidos pela ferramenta on-line ETRF/ITRF coordinate transformation utilizados na validação das transformações e atualizações.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").