Automação do Processo de Mudança de Referencial Geodésico e Atualização de Coordenadas no Posicionamento de Alta Precisão

Conteúdo do artigo principal

Taynara Nascimento de Oliveira
Alessandro Salles Carvalho

Resumo

O posicionamento em levantamentos topográficos e geodésicos com uso de receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) pode ser realizado com uso de serviços on-line gratuitos e comerciais. Estes, determinam as coordenadas dos pontos de interesse na época e referencial geodésico das efemérides precisas, às quais são usadas no pós-processamento das observáveis GNSS coletadas em campo e difere do sistema geodésico de referência adotado para o SGB (Sistema Geodésico Brasileiro). No Brasil, é empregado na determinação das coordenadas apenas a realização SIRGAS2000 (época 2000,4). É imprescindível a mudança de referencial e atualização das coordenadas para o referencial geodésico oficial no país. Assim, uma ferramenta computacional para automação dos procedimentos e fornecimento de relatório dos cálculos executados internamente, contribui para estudantes e usuários desses serviços de processamento de dados GNSS para posicionamento. O propósito deste trabalho foi desenvolver um software, nomeado de MRefGeo, para realizar a mudança de referencial geodésico e atualização das coordenadas e validar os resultados de sua utilização. No MRefGeo, é possível escolher parâmetros disponibilizados pelo IBGE-PPP (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Posicionamento por Ponto Preciso) ou pelo IERS/IGN (International Earth rotation and Reference systems Service/ Institut National de l'Information Géographique et Forestière) para mudança de referencial e modelos de velocidade para o SIRGAS - VEMOS2009 e VEMOS2017. Os resultados obtidos com MRefGeo são concordantes, a nível do milímetro, com os fornecidos pela ferramenta on-line ETRF/ITRF coordinate transformation utilizados na validação das transformações e atualizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, T. N. de; CARVALHO, A. S. Automação do Processo de Mudança de Referencial Geodésico e Atualização de Coordenadas no Posicionamento de Alta Precisão. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 1, p. 84–99, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55464. Acesso em: 21 maio. 2022.
Seção
Artigos Originais