Análise da Relação Estatística entre as Piscinas e o Nível Socioeconômico da População de Marília – SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dados de cobertura da terra podem ser utilizados como indicadores da diferenciação socioeconômica. Embora as piscinas residenciais sejam consideradas como equipamentos de lazer das classes sociais mais elevadas, avalia-se importante quantificar essa associação. O objetivo do artigo é relacionar a presença de piscinas ao nível socioeconômico da população de Marília - SP. A localização das piscinas foi obtida pela classificação de imagem de satélite, através de técnicas de GEOBIA, e sua associação à renda dos chefes de família foi estabelecida pela Regressão Linear Global e Regressão Geograficamente Ponderada. Os resultados confirmaram que as piscinas podem ser consideradas como um indicador da localização de chefes de famílias renda elevada. O modelo foi capaz de prever a localização da população de alta renda (acima de 10 salários mínimos) em 68%. O modelo mostrou melhor ajuste nas residências unifamiliares horizontais (casas), mas fraco desempenho nas localidades centrais da cidade, mais verticalizada e com poucas piscinas por lote.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").