MODELAGEM CONCEITUAL DE BANCOS DE DADOS GEOGRÁFICOS APLICADA AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, muitas prefeituras brasileiras apresentam problemas quanto às condições em que se encontram seus sistemas cadastrais municipais, principalmente quando se trata de municípios de pequeno ou médio porte, onde são comumente encontradas bases de dados defasadas, desorganizadas e desatualizadas. Este artigo tem como objetivo auxiliar esses municípios na informatização cadastral, a partir da modelagem de Banco de Dados Geográficos (BDG), que ofereça o suporte necessário à criação de sistemas que buscam solucionar tais problemas. Portanto, é apresentado um esquema conceitual de BDG para servir de referência para a elaboração de cadastros municipais de forma bem geral. Este esquema compreende diversas áreas do cadastro, como Educação, Hidrografia, Saúde, Segurança Pública, Transporte e Tributação, incorporando assim o caráter multifinalitário. Com isso, pode-se concluir que este projeto percorreu uma análise dos aspectos no âmbito do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e no que tange a modelagem conceitual de BDG, gerando produtos importantes para a informatização do cadastro, além de dar uma contribuição para esta área da engenharia. Com essa proposta torna-se possível reaplicar esses módulos ao cadastramento de diversos municípios, sem que haja grande esforço com alterações no esquema, já que se buscou sempre ser o mais genérico possível, colaborando também para uma padronização dos esquemas de BDG com vistas à informatização do CTM.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GONÇALVES, R. P.; LISBOA FILHO, J.; VIEIRA, C. A. O. MODELAGEM CONCEITUAL DE BANCOS DE DADOS GEOGRÁFICOS APLICADA AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n3-43647. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43647. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").