COMPARAÇÃO ENTRE IMAGENS ASTER E LANDSAT 7 NA CLASSIFICAÇÃO DE NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Conteúdo do artigo principal

César da Silva Chagas
Carlos Antônio Oliveira Vieira
Elpídio Inácio Fernandes Filho
Waldir de Carvalho Júnior

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar a eficiência dos dados dos sensores Aster e ETM+/Landsat 7 na classificação do uso e cobertura da terra, com ênfase nos níveis de degradação das pastagens na Zona da Mata Mineira, através da utilização de redes neurais artificiais. Foram testadas três composições de uma imagem do sensor Aster e uma do ETM+/Landsat 7, para definição das melhores feições discriminantes para o classificador. As classes de uso e cobertura consideradas foram: floresta, café, área urbana/solo exposto e três níveis de degradação das pastagens (moderado, forte e muito forte). Utilizou-se o simulador de redes neurais "Java Neural Network Simulator" e o algoritmo empregado foi o back-propagation. Dentre as composições de imagens testadas o melhor resultado foi alcançado com a utilização das 9 bandas do Aster (30m) como variáveis discriminantes, que também permitiu uma melhor discriminação dos níveis de degradação das pastagens considerados. Este resultado é atribuído à melhor resolução espectral desta composição de imagem quando comparada às demais. Dentre as classes consideradas, a pastagem no nível de degradação muito forte foi a que apresentou o maior erro de classificação, em todas as composições, sendo bastante confundida com a pastagem no nível de degradação forte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CHAGAS, C. da S.; VIEIRA, C. A. O.; FERNANDES FILHO, E. I.; DE CARVALHO JÚNIOR, W. COMPARAÇÃO ENTRE IMAGENS ASTER E LANDSAT 7 NA CLASSIFICAÇÃO DE NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 60, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv60n3-44867. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44867. Acesso em: 8 set. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

César da Silva Chagas, Embrapa Solos

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Redes Neurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Mapeamento Digital de Solos.

Carlos Antônio Oliveira Vieira, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Civil. Técnico em agrimensura (1985) e possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) e doutorado em Geografia Física - University of Nottingham (2000). Realizou seu Pós-Doutorado na Universidade de Melbourne de Ago/2005 a Jul/2006 na área de Geomática. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: automação do cadastro técnico municipal, Modelagem e Implantação de SIG, geoprocessamento, sensoriamento remoto e classificacao de Imagens.

Elpídio Inácio Fernandes Filho, UFV - Universidade Federal de Viçosa

possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1986) , mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) . Atualmente é Professor da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas especialistas, Aptidao agricola, Sistemas de informacoes geograficas, desenvolvimento de software.

Waldir de Carvalho Júnior, Embrapa Solos

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1984), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Geociências e Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento digital de solos, zoneamentos, levantamentos e diagnósticos ambientais.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)