APLICAÇÃO DO PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO NA ESCOLHA DE TECNOLOGIA DE COLETA DE DADOS PARA CÁLCULO DE VOLUME DE MINÉRIO ESTOCADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o acelerado desenvolvimento das tecnologias, várias são as opções que se apresentam como alternativas para a realização de levantamentos de dados em campo, necessários à determinação de volumes de pilhas de minérios estocados. Dentre essas opções, são abordadas nesse trabalho as tecnologias GPS (Global Positioning System), LST (Laser Scanner Terrestre), LSA (Laser Scanner Aerotransportado) e a técnica de Pós Sinalização (PÓS). Além dos valores obtidos para os volumes de minério, outros parâmetros envolvidos no processo de avaliação como: tempo na coleta de dados, produtividade, etc., foram considerados e analisados, mediante a aplicação do Processo Analítico Hierárquico (Analytical hierarchical process - AHP), definindo assim, aquela tecnologia melhor indicada para a realização dos trabalhos propostos. São apresentados como resultados finais, os valores de volumes, as quantificações de fatores variáveis envolvidos e uma classificação hierárquica do AHP, onde a tecnologia Pós-Sinalização se apresentou com o maior índice de indicação para a aplicação, de acordo com os critérios e condições estabelecidas no problema proposto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").