Acurácia temática para classificação de imagens utilizando abordagens por pixel e por objetos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do artigo consiste em realizar a validação de uma classificação supervisionada, em uma imagem de satélite Landsat 8, sensor OLI, do município de Nova Veneza-SC, usando 03 (três) diferentes classificadores, a saber: Mínima Distância Euclidiana (MDE), Máxima Verossimilhança (MAXVER) e Classificação SEGCLASS. Os dois primeiros, baseados numa classificação por pixel, e o último, numa abordagem por objeto/região, como unidade de classificação. A partir das classificações, foram geradas matrizes de erro (ME), usadas posteriormente para derivar índices, e validar e comparar os níveis de acurácia entre os métodos de classificação. A avaliação da acurácia foi realizada através dos coeficientes Kappa, Tau e teste Z estatístico, e de suas variâncias, a partir da matriz de significância. Os resultados dos experimentos indicaram que o desempenho da classificação supervisionada por objeto foi superior às classificações supervisionadas seguindo abordagens por pixel. Através do teste Z estatístico, verificou-se que os valores obtidos para as classificações individuais são estatisticamente melhores do que uma classificação aleatória, e entre elas são estatisticamente diferentes. Comparando-se os índices Kappa e Exatidão Global, o melhor desempenho foi obtido pelo classificador SEGCLASS, seguido do MAXVER e, por último, o MDE, apesar dos classificadores apresentarem valores muito próximos. Por fim, o melhor mapa temático foi gerado pelo classificador supervisionado por objeto/região, SEGCLASS.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").