Demarcação de Terras Indígenas empregando Métodos de Posicionamento Global e Tratamento Digital de Imagens Satelitais

Conteúdo do artigo principal

José Jorge de Seixas
Alexandre Tadeu de Oliveira Lima
Alcides Ferreira da Silva Júnior
Alex Soria Medina

Resumo

O DECart - Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE foi solicitado através da FUNAI - Fundação Nacional do Índio e do CTI - Centro de Trabalho Indigenista, financiado pelo GTZ-Gesellschaft für Technische Zusammen Arbeit, para pesquisar uma maneira moderna de demarcação de terras indígenas que viabilizasse custo, garantisse precisão e abreviasse o tempo de execução dos trabalhos, visto que os métodos tradicionais utilizam técnicas já obsoletas, consomem muito tempo, acarretam altos custos, além de propiciarem resultados nem sempre satisfatórios.


Assim, o DECart planejou e executou as etapas de implementação e determinação de pontos geodésicos e do detalhamento cartográfico de toda uma área indígena para estudo. Para atingir tais objetivos foram empregados métodos, técnicas e processos modernos de cartografia de maneira que pudessem servir como um Plano Piloto na demarcação de áreas indígenas no Brasil.


Esse trabalho também trata da imprescindível cooperação dos índios durante a realização dos serviços de campo, o convívio com os mesmos e a importância social do entendimento daqueles serviços pela comunidade indígena. Por fim, são apresentados os resultados conclusivos obtidos na área piloto e comparados com o Memorial Descritivo da Portaria da Presidência da República.


 
 

 


 

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

SEIXAS, José Jorge de; LIMA, Alexandre Tadeu de Oliveira; SILVA JÚNIOR, Alcides Ferreira da; MEDINA, Alex Soria. Demarcação de Terras Indígenas empregando Métodos de Posicionamento Global e Tratamento Digital de Imagens Satelitais. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 50, p. 26–32, 2025. DOI: 10.14393/rbcv50n0-52364. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/52364. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)