Redução de Ruídos Speckle no Mapeamento de Estruturas Lineares Submarinas em Imagens de Sonar de Abertura Sintética
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização do sonar de abertura sintética no levantamento hidrográfico com veículo autônomo subaquático tem possibilitado o mapeamento de pequenos objetos em grandes profundidades. As imagens de sonar obtidas a partir desse levantamento podem ser de alta resolução espacial devido à tecnologia de abertura sintética e à aproximação do veículo com o alvo de interesse. Apesar disso, as imagens são altamente prejudicadas por um ruído multiplicativo granular, chamado ruído speckle, que dificulta a implementação de métodos de identificação dos objetos de modo automatizado. O objetivo desse trabalho foi avaliar quantitativa e qualitativamente a redução do ruído speckle, bem como o aumento do contraste de feições de estruturas lineares submarinas, dutos e cabos, associadas ao transporte de óleo e gás em imagens do sonar de abertura sintética com uso de técnicas de realce de imagem. Foram utilizadas duas imagens adquiridas pelo High Resolution Interferometric Synthetic Aperture Sonar 1030 da Kongsberg, com resolução espacial de 4x4 cm e resolução radiométrica de 8 bits. Α partir dos resultados, pôde-se verificar que os ruídos speckle tiveram redução significativa de 14,4% e 6,9%, e ganho discreto de 0,2% e 1,2% para cada imagem, respectivamente, no realce das feições lineares referentes às áreas de estudo. Dessa forma, concluiu-se que o uso de funções de realce de imagens, não somente o uso de uma função e sim o uso de um conjunto de técnicas devidamente ordenadas, é uma opção considerável na redução dos ruídos speckle e na melhora da definição dos objetos de interesse em imagens sonar de abertura sintética, permitindo, assim, processamentos semiautomatizados mais rápidos e eficazes de extração de feições.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").