ESTUDO DE MAPEAMENTO EM AMBIENTE INTERNO COM IMAGENS TOF OBJETIVANDO A DOCUMENTAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste estudo foi avaliada a qualidade geométrica no mapeamento do painel "O Tempo e a Vida" realizado através de imagens TOF tomadas com a câmara CamCube 3. Para isto, foi analisado o tempo de integração adequado para a tomada das imagens com distâncias variando de 1 a 6 metros. Realizou-se a filtragem estatística das nuvens de pontos para a remoção de outliers. Foi testado o registro geométrico com o algoritmo ICP utilizando sobreposição de 52 e 84 % entre as nuvens de pontos adjacentes, respectivamente nos Experimentos 1 e 2 realizados. As nuvens de pontos registradas foram transformadas em duas ortoimagens para avaliação da acurácia planimétrica, resultando em RMS de 1,5 e 1,2 cm. Estes valores correspondem às escalas de mapeamento 1:100 e 1:50 especificadas pela ASPRS (1989). Com a avaliação da acurácia global foi verificado que as nuvens de pontos podem ser geradas com erro esperado de 1,5 cm. Se for utilizada alta sobreposição entre as imagens TOF para a realização do registro geométrico, conforme o Experimento 2, o erro esperado pode diminuir para 1,0 cm. De acordo com especificações do comitê internacional CIPA (1981), estes valores possibilitam mapeamentos na escala 1:50 visando a documentação para conservação e restauração de fachadas arquitetônicas e monumentos.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
OLIVEIRA, Andrey Augusto Alves de; CENTENO, Jorge Antonio Silva; MEDINA, Alex Soria; SILVA, Felipe Martins Marques da. ESTUDO DE MAPEAMENTO EM AMBIENTE INTERNO COM IMAGENS TOF OBJETIVANDO A DOCUMENTAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n1-44480. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44480. Acesso em: 27 dez. 2025.