ESTUDO DE MAPEAMENTO EM AMBIENTE INTERNO COM IMAGENS TOF OBJETIVANDO A DOCUMENTAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste estudo foi avaliada a qualidade geométrica no mapeamento do painel "O Tempo e a Vida" realizado através de imagens TOF tomadas com a câmara CamCube 3. Para isto, foi analisado o tempo de integração adequado para a tomada das imagens com distâncias variando de 1 a 6 metros. Realizou-se a filtragem estatística das nuvens de pontos para a remoção de outliers. Foi testado o registro geométrico com o algoritmo ICP utilizando sobreposição de 52 e 84 % entre as nuvens de pontos adjacentes, respectivamente nos Experimentos 1 e 2 realizados. As nuvens de pontos registradas foram transformadas em duas ortoimagens para avaliação da acurácia planimétrica, resultando em RMS de 1,5 e 1,2 cm. Estes valores correspondem às escalas de mapeamento 1:100 e 1:50 especificadas pela ASPRS (1989). Com a avaliação da acurácia global foi verificado que as nuvens de pontos podem ser geradas com erro esperado de 1,5 cm. Se for utilizada alta sobreposição entre as imagens TOF para a realização do registro geométrico, conforme o Experimento 2, o erro esperado pode diminuir para 1,0 cm. De acordo com especificações do comitê internacional CIPA (1981), estes valores possibilitam mapeamentos na escala 1:50 visando a documentação para conservação e restauração de fachadas arquitetônicas e monumentos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, A. A. A. de; CENTENO, J. A. S.; MEDINA, A. S.; SILVA, F. M. M. da. ESTUDO DE MAPEAMENTO EM AMBIENTE INTERNO COM IMAGENS TOF OBJETIVANDO A DOCUMENTAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n1-44480. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44480. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").