EXTRAÇÃO DE ALVOS CARTOGRÁFICOS A PARTIR DO USO DE TÉCNICAS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cartografia tem sido um instrumento fundamental para o planejamento, demarcação e outras aplicações na superfície terrestre. No entanto, existem deficiências na atualização dos produtos cartográficos. Sendo assim, as imagens de Sensoriamento Remoto têm contribuído para minimizar esse problema. O uso conjunto de produtos de Sensoriamento Remoto e técnicas de Processamento Digital de Imagens - PDI foram utilizados para o desenvolvimento deste trabalho. Dentre as várias ferramentas de PDI, a teoria da Morfologia Matemática (MM) foi escolhida. Utilizou-se para o desenvolvimento deste trabalho dois recortes de imagens obtidas pelo satélite QuickBird e Ikonos, tendo como feições de interesses os hipódromos localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi proposta uma rotina de operadores morfológicos, para detectar as pistas dos hipódromos com a mínima segmentação possível. As feições detectadas podem ser usadas em processos convencionais de atualização de produtos cartográficos. Sobre os resultados finais das detecções foram aplicados testes estatísticos de integridade e exatidão. Foi utilizada para a manipulação das imagens a caixa de ferramentas "toolbox" desenvolvida pela SDC Information Systems, que roda acoplada ao software Matlab. Os resultados obtidos são positivos e mostram o potencial do uso da teoria da morfologia matemática em cartografia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, E. A.; LEONARDI, F. EXTRAÇÃO DE ALVOS CARTOGRÁFICOS A PARTIR DO USO DE TÉCNICAS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n2-44848. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44848. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").