EXTRAÇÃO DE ALVOS CARTOGRÁFICOS A PARTIR DO USO DE TÉCNICAS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A cartografia tem sido um instrumento fundamental para o planejamento, demarcação e outras aplicações na superfície terrestre. No entanto, existem deficiências na atualização dos produtos cartográficos. Sendo assim, as imagens de Sensoriamento Remoto têm contribuído para minimizar esse problema. O uso conjunto de produtos de Sensoriamento Remoto e técnicas de Processamento Digital de Imagens - PDI foram utilizados para o desenvolvimento deste trabalho. Dentre as várias ferramentas de PDI, a teoria da Morfologia Matemática (MM) foi escolhida. Utilizou-se para o desenvolvimento deste trabalho dois recortes de imagens obtidas pelo satélite QuickBird e Ikonos, tendo como feições de interesses os hipódromos localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi proposta uma rotina de operadores morfológicos, para detectar as pistas dos hipódromos com a mínima segmentação possível. As feições detectadas podem ser usadas em processos convencionais de atualização de produtos cartográficos. Sobre os resultados finais das detecções foram aplicados testes estatísticos de integridade e exatidão. Foi utilizada para a manipulação das imagens a caixa de ferramentas "toolbox" desenvolvida pela SDC Information Systems, que roda acoplada ao software Matlab. Os resultados obtidos são positivos e mostram o potencial do uso da teoria da morfologia matemática em cartografia.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DA SILVA, Erivaldo Antônio; LEONARDI, Fernando. EXTRAÇÃO DE ALVOS CARTOGRÁFICOS A PARTIR DO USO DE TÉCNICAS DE MORFOLOGIA MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n2-44848. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44848. Acesso em: 13 abr. 2025.