UM MÉTODO PARA MODELAGEM DO CONHECIMENTO MULTITEMPORAL NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta uma metodologia para modelar conhecimento multitemporal em classificação automática de imagens. Este método utiliza diagramas de transição de estado para representar as possibilidades de mudanças de classe dentro de um determinado intervalo de tempo. As possibilidades de mudança são estimadas a partir de dados previamente adquiridos da mesma região usando algoritmos genéticos. Os resultados da classificação são obtidos pela combinação dos conhecimentos multitemporal e espectral usando técnicas da lógica nebulosa. O método proposto apresentou bons resultados quando testado utilizando imagens LANDSAT 7 de três anos consecutivos de uma área no sudoeste do Brasil. O conhecimento multitemporal sempre melhorou o desempenho da classificação em comparação à classificação puramente espectral. Além disso, o algoritmo genético foi, em todos os casos, superior à alternativa manual de tentativa e erro para estimar parâmetros do modelo multitemporal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CAMPOS, V. de O.; FEITOSA, R. Q.; MOTA, G. L. A.; PACHECO, M. A. C.; COUTINHO, H. L. da C. UM MÉTODO PARA MODELAGEM DO CONHECIMENTO MULTITEMPORAL NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n1-44960. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44960. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").