UM MÉTODO PARA MODELAGEM DO CONHECIMENTO MULTITEMPORAL NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS

Conteúdo do artigo principal

Vanessa de Oliveira Campos
Raul Queiroz Feitosa
Guilherme Lucio Abelha Mota
Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco
Heitor Luiz da Costa Coutinho

Resumo

O presente trabalho apresenta uma metodologia para modelar conhecimento multitemporal em classificação automática de imagens. Este método utiliza diagramas de transição de estado para representar as possibilidades de mudanças de classe dentro de um determinado intervalo de tempo. As possibilidades de mudança são estimadas a partir de dados previamente adquiridos da mesma região usando algoritmos genéticos. Os resultados da classificação são obtidos pela combinação dos conhecimentos multitemporal e espectral usando técnicas da lógica nebulosa. O método proposto apresentou bons resultados quando testado utilizando imagens LANDSAT 7 de três anos consecutivos de uma área no sudoeste do Brasil. O conhecimento multitemporal sempre melhorou o desempenho da classificação em comparação à classificação puramente espectral. Além disso, o algoritmo genético foi, em todos os casos, superior à alternativa manual de tentativa e erro para estimar parâmetros do modelo multitemporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPOS, V. de O.; FEITOSA, R. Q.; MOTA, G. L. A.; PACHECO, M. A. C.; COUTINHO, H. L. da C. UM MÉTODO PARA MODELAGEM DO CONHECIMENTO MULTITEMPORAL NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE IMAGENS DE SENSORES REMOTOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n1-44960. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44960. Acesso em: 5 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Raul Queiroz Feitosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Guilherme Lucio Abelha Mota, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Heitor Luiz da Costa Coutinho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA Solos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)