UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO NO MAPEAMENTO E GERENCIAMENTO DE ZONAS DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS
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Resumo
O crescimento desordenado das grandes cidades gera problemas na infra-estrutura urbana atingindo as proximidades
dos aeroportos na forma de obstáculos que afetam a segurança das aeronaves, dos passageiros e da população que
vive nesses locais. Além da segurança aeroportuária, a intensa circulação humana junto à Zona de Proteção dos
Aeroportos, afeta o desenvolvimento sócio-econômico adequado da região. A padronização das operações aéreas no
mundo, tornando-as mais seguras, levou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a publicar documentos
normativos que regulamentam as atividades aeronáuticas. As medidas e os levantamentos de obstáculos devem ser de
alta precisão e geralmente são realizados com métodos topográficos clássicos demandando altos custos. A alternativa
é o uso de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução (pixel igual ou inferior a 1m) que permite realizar essas
medições com a precisão necessária, em um tempo menor, e maior eficiência também para o monitoramento contínuo das
áreas de implantações irregulares no entorno dos aeroportos. Neste trabalho duas imagens IKONOS II de 2001 e 2008
foram utilizadas para o levantamento da ocupação do entorno do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, Rio Grande
do Sul. A metodologia proposta avaliou a eficiência destas imagens para o entendimento dos planos de zona de proteção
de aeródromo, a sua relação com as áreas urbanas do entorno, a localização e a identificação de obstáculos. Este estudo
revelou que as imagens de alta resolução são eficientes para a análise dos obstáculos com um erro estimado de 2,66 m
nas coordenadas da imagem ortorretificada. Este parâmetro é considerado tolerável para a maior parte das superfícies
limitadoras de obstáculos.
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