MAPEAMENTO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTURA DE CAFÉ A PARTIR DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS DE ESCALAS GRANDES USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Numa cultura agrícola é importante identificar áreas infestadas por plantas daninhas com a finalidade de oferecer informações adequadas ao manejo. Partindo-se do pressuposto de que dados multiespectrais de escalas grandes são capazes de fornecer informação adequada e suficiente para a geração de um mapa da distribuição espacial e densidade de plantas daninhas em culturas de café, este artigo apresenta uma abordagem para discriminação dos graus de infestação por plantas daninhas em cultura de café a partir de dados multiespectrais de alta resolução espacial. Para isso, foi realizada uma classificação por Redes Neurais Artificiais - RNA e o mapa temático produzido foi submetido à análise da qualidade temática. A avaliação do resultado mostrou que a classificação por RNA aplicada para discriminar classes de infestação de plantas daninhas em imagens multiespectrais de alta resolução espacial constitui-se num método eficiente confirmando a hipótese inicial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SARTORI, L. R.; GALO, M. de L. B. T.; IMAI, N. N. MAPEAMENTO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTURA DE CAFÉ A PARTIR DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS DE ESCALAS GRANDES USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n2-44846. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44846. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").