USO DO SISTEMA INTERIMAGE PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ALVOS URBANOS EM IMAGENS DO SATÉLITE WORLDVIEW II
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O desenvolvimento tecnológico em sensoriamento remoto vem proporcionando um grande incremento na qualidade das imagens orbitais, permitindo uma melhor visão dos ambientes intra-urbanos. Um exemplo notável é o satélite WorldView II. Lançado em 2009, suas imagens começaram a ser distribuídas comercialmente em 2010. O satélite possui uma resolução de 50cm na banda pancromática e 2m nas suas outro 8 bandas espectrais. Apesar deste extraordinário avanço em termos de resolução espacial e espectral, os sistemas tradicionais de processamento de imagens disponibilizam métodos de classificação que, via de regra, não atendem a multiplicidade de feições observadas nas imagens de alta resolução. Grande parte dessas dificuldades está relacionada às limitações dos classificadores que somente trabalham "pixel a pixel", pois estes não conseguem tratar de forma satisfatória a variabilidade espectral dos diferentes alvos urbanos. Na busca por uma solução, surgiam recentemente pacotes de software que possibilitam a classificação de imagens com base em objetos e que facilitam a representação e processamento de conhecimento humano sobre as características específicas dos alvos de interesse. No entanto, a maioria dos pacotes de software com estas características são proprietários e de difícil acesso devido ao alto custo de suas licenças. Uma alternativa surgiu com a iniciativa de desenvolvimento open source do software InterIMAGE. No presente trabalho, o objetivo foi avaliar a eficiência da classificação baseada em objeto sobre imagens de alta resolução espacial, provenientes do satélite WorldView II, utilizando o sistema InterIMAGE, e também comparar tal classificação com a obtida através de um método tradicional, baseado em pixel, de classificação por máxima verossimilhança (MAXVER), sobre uma área-teste localizada na cidade satélite de Sobradinho-DF. A classificação baseada em objeto mostrou-se eficiente para mapear a cobertura de áreas urbanas, apresentando valores de exatidão global e índices Kappa e Tau superiores a 87%, apresentando superioridade ao método tradicional, atestando a aplicabilidade do InterIMAGE na extração de feições em áreas urbanas a partir de imagens de alta resolução espacial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PASSO, D. P.; BIAS, E. de S.; BRITES, R. S.; COSTA, G. A. O. P. USO DO SISTEMA INTERIMAGE PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ALVOS URBANOS EM IMAGENS DO SATÉLITE WORLDVIEW II. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43891. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43891. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").