ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL APLICADA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MÉTODOS BASEADOS EM CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA DE IMAGENS

Conteúdo do artigo principal

Diego de Sousa Ribeiro Fonseca
Carlos Magno Santos Clemente
Débora de Castro Reis
Thálita de Resende Cardoso
Waldir José de Melo
Manno Andrade França

Resumo

A finalidade deste trabalho é avaliar por intermédio do índice Kappa, os métodos de classificação de imagens: Ãrvore de Decisões, Lógica Fuzzy, Distância de Mahalanobis, Maxver, as Redes Neurais Artificiais (RNA), os modelos de segmentação Bhattacharya e Orientado a Objeto. A metodologia empregada foi baseada na revisão de literatura, coleta de dados do índice Kappa e o teste de hipóteses a partir do Delineamento em Blocos ao Acaso com repetições. Os métodos que apresentaram maior eficiência no índice Kappa foram: a Lógica Fuzzy (média 0,845), a Ãrvore de Decisões (média 0,839) e as Redes Neurais Artificiais (média 0,819). Em segundo plano, os que tiveram desempenho satisfatório foram: o Maxver (média 0,782), o modelo de segmentação Orientado a Objeto (média 0,777) e o Bhattacharya (com média 0,777). A classificação baseada na Distância de Mahalanobis (média 0,739) foi aquela com eficiência mais baixa entre os procedimentos testados. Na escolha do modelo de classificação adequado deve ser levada em consideração a destreza dos operadores com o método a ser adotado, o volume de dados, a capacidade do computador, a agilidade do aplicativo computacional, a escala demandada conforme com o modelo de classificação e a resolução espacial da imagem. Em todos os modelos faz-se necessário o pós-processamento com objetivo de diminuir confusões.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Diego de Sousa Ribeiro Fonseca, Instituto Estadual de Florestas

Coordenação de Geoprocessamento e Inteligência Espacial

Carlos Magno Santos Clemente, Instituto Estadual de Florestas

Coordenação de Geoprocessamento e Inteligência Espacial

Débora de Castro Reis, Instituto Estadual de Florestas

Coordenação de Geoprocessamento e Inteligência Espacial

Thálita de Resende Cardoso, Instituto Estadual de Florestas

Coordenação de Geoprocessamento e Inteligência Espacial

Waldir José de Melo, Instituto Estadual de Florestas

Coordenação de Geoprocessamento e Inteligência Espacial

Manno Andrade França, Instituto Estadual de Florestas

Coordenação de Geoprocessamento e Inteligência Espacial

Como Citar

FONSECA, Diego de Sousa Ribeiro; CLEMENTE, Carlos Magno Santos; REIS, Débora de Castro; CARDOSO, Thálita de Resende; DE MELO, Waldir José; FRANÇA, Manno Andrade. ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL APLICADA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MÉTODOS BASEADOS EM CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA DE IMAGENS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44760. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44760. Acesso em: 26 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.