ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL APLICADA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MÉTODOS BASEADOS EM CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA DE IMAGENS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A finalidade deste trabalho é avaliar por intermédio do índice Kappa, os métodos de classificação de imagens: Ãrvore de Decisões, Lógica Fuzzy, Distância de Mahalanobis, Maxver, as Redes Neurais Artificiais (RNA), os modelos de segmentação Bhattacharya e Orientado a Objeto. A metodologia empregada foi baseada na revisão de literatura, coleta de dados do índice Kappa e o teste de hipóteses a partir do Delineamento em Blocos ao Acaso com repetições. Os métodos que apresentaram maior eficiência no índice Kappa foram: a Lógica Fuzzy (média 0,845), a Ãrvore de Decisões (média 0,839) e as Redes Neurais Artificiais (média 0,819). Em segundo plano, os que tiveram desempenho satisfatório foram: o Maxver (média 0,782), o modelo de segmentação Orientado a Objeto (média 0,777) e o Bhattacharya (com média 0,777). A classificação baseada na Distância de Mahalanobis (média 0,739) foi aquela com eficiência mais baixa entre os procedimentos testados. Na escolha do modelo de classificação adequado deve ser levada em consideração a destreza dos operadores com o método a ser adotado, o volume de dados, a capacidade do computador, a agilidade do aplicativo computacional, a escala demandada conforme com o modelo de classificação e a resolução espacial da imagem. Em todos os modelos faz-se necessário o pós-processamento com objetivo de diminuir confusões.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FONSECA, Diego de Sousa Ribeiro; CLEMENTE, Carlos Magno Santos; REIS, Débora de Castro; CARDOSO, Thálita de Resende; DE MELO, Waldir José; FRANÇA, Manno Andrade. ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL APLICADA NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MÉTODOS BASEADOS EM CLASSIFICAÇÃO SUPERVISIONADA DE IMAGENS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44760. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44760. Acesso em: 26 abr. 2025.