APLICAÇÃO DE IMAGENS SAR ORBITAIS EM DESASTRES NATURAIS: MAPEAMENTO DAS INUNDAÇÕES DE 2008 NO VALE DO ITAJAÍ, SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em novembro de 2008, chuvas intensas atingiram o estado de Santa Catarina ocasionando grandes inundações. Devido à intensa cobertura de nuvens, não foi possível adquirir imagens de satélite com sensores remotos ópticos. Por outro lado, radares imageadores de abertura sintética (SAR) de diferentes sistemas orbitais (ALOS/PALSAR, ENVISAT/ ASAR, RADASAT-2 e TerraSAR-X), coletaram imagens sobre a região. Com isso, este artigo tem como objetivo demonstrar o uso deste acervo de imagens SAR multitemporais, adquiridas sobre a região do Vale do Itajaí para o mapeamento e monitoramento de áreas afetadas por inundações. As imagens foram ortorretificadas, filtradas para redução do ruído speckle e convertidas para coeficiente de retroespalhamento (s0). O mapeamento das áreas inundadas foi realizado por meio do classificador não supervisionado ISODATA com as imagens em s0. Os resultados mostraram que imagens SAR adquiridas com distintas datas e configurações (frequência, geometria de visada e resolução espacial), possibilitaram a identificação das manchas de inundações e áreas de vegetação alagada, bem como o acompanhamento da dinâmica temporal da inundação, com rapidez e precisão. O uso da informação fornecida por sensores SAR orbitais se mostrou estratégico para ações de gerenciamento de áreas afetadas por desastres naturais, tal qual demonstrado para o evento ocorrido em Santa Catarina no final de 2008.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").