MONITORAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS COSTEIRAS E OCEÂNICAS COM MÚLTIPLOS SENSORES ORBITAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A PETROBRAS vem utilizando múltiplos sensores orbitais para o monitoramento da superfície do mar nas regiões das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo, costa sudeste brasileira. Dados de cor do oceano (SeaWiFS e MODIS), dados adquiridos no infravermelho termal (NOAA/AVHRR), dados de escaterômetro (QuikSCAT) e dados de radares de abertura sintética (RADARSAT-1 e ASAR/ENVISAT) são integrados para a detecção e caracterização de diferentes tipos de poluição marinha e fenômenos meteo-oceanográficos. O processamento e entrega dos dados de radar em tempo quase real permitem verificações de campo em tempo hábil para a confirmação e amostragem dos eventos detectados. A análise integrada deste conjunto de dados consiste em uma importante ferramenta de tomada de decisões para situações de emergência, assim como para a elaboração dos planos de contingência e para a avaliação dos impactos da indústria do petróleo nestas áreas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BENTZ, C. M.; POLITANO, A. T.; GENOVEZ, P. MONITORAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS COSTEIRAS E OCEÂNICAS COM MÚLTIPLOS SENSORES ORBITAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n1-44962. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44962. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").