USO DE GEOTECNOLOGIA NA CARTOGRAFIA ESCOLAR - UMA AVALIAÇÃO EM GUINÉ BISSAU
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de temas ligados a cartografia, utilizando recursos computacionais e especialmente geotecnologias. Para atingir estes objetivos, foi gerado um recurso didático, auxiliar nas aulas de cartografia, em particular para o ensino de coordenadas geográficas e escala. Este material, denominado Módulo EACG (Ensino e Aprendizagem da Cartografia através das Geotecnologias), foi projetado no aplicativo flash, de forma que funcionasse como um livro eletrônico, com uma parte teórica e atividades com soluções autoexecutáveis. Os temas abordados no Módulo de ensino foram identificados e selecionados a partir da aplicação de questionários para professores, da mesma forma o conteúdo das bases de dados para uso no SIG TerraView e no globo virtual Google Earth. A metodologia desenvolvida e os materiais didáticos produzidos foram avaliados em quatro escolas de Guiné-Bissau, sendo uma privada e duas públicas, do ensino secundário (7ª a 11ª classe),e um Instituto de formação de professores. Para a avaliação da eficiência do material utilizado, com as turmas de alunos, foi aplicado o teste estatístico de normalidade Shapiro-Wilk. Os resultados apontaram os benefícios do uso das novas tecnologias como ferramentas auxiliares ao ensino tradicional. Observou-se que a inserção de geotecnologias na escola facilitou a compreensão dos temas estudados, proporcionando um ganho significativo no desempenho dos alunos, além de contribuir no processo de inclusão digital de estudantes e professores.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
NOSOLINE, Inês Mario; DI MAIO, Angelica Carvalho; RODRIGUES, Dalto Domingos. USO DE GEOTECNOLOGIA NA CARTOGRAFIA ESCOLAR - UMA AVALIAÇÃO EM GUINÉ BISSAU. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44683. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44683. Acesso em: 12 jul. 2025.