USO DE GEOTECNOLOGIA NA CARTOGRAFIA ESCOLAR - UMA AVALIAÇÃO EM GUINÉ BISSAU

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Inês Mario Nosoline
Angelica Carvalho Di Maio
Dalto Domingos Rodrigues

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de temas ligados a cartografia, utilizando recursos computacionais e especialmente geotecnologias. Para atingir estes objetivos, foi gerado um recurso didático, auxiliar nas aulas de cartografia, em particular para o ensino de coordenadas geográficas e escala. Este material, denominado Módulo EACG (Ensino e Aprendizagem da Cartografia através das Geotecnologias), foi projetado no aplicativo flash, de forma que funcionasse como um livro eletrônico, com uma parte teórica e atividades com soluções autoexecutáveis. Os temas abordados no Módulo de ensino foram identificados e selecionados a partir da aplicação de questionários para professores, da mesma forma o conteúdo das bases de dados para uso no SIG TerraView e no globo virtual Google Earth. A metodologia desenvolvida e os materiais didáticos produzidos foram avaliados em quatro escolas de Guiné-Bissau, sendo uma privada e duas públicas, do ensino secundário (7ª a 11ª classe),e um Instituto de formação de professores. Para a avaliação da eficiência do material utilizado, com as turmas de alunos, foi aplicado o teste estatístico de normalidade Shapiro-Wilk. Os resultados apontaram os benefícios do uso das novas tecnologias como ferramentas auxiliares ao ensino tradicional. Observou-se que a inserção de geotecnologias na escola facilitou a compreensão dos temas estudados, proporcionando um ganho significativo no desempenho dos alunos, além de contribuir no processo de inclusão digital de estudantes e professores.

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Como Citar
NOSOLINE, I. M.; DI MAIO, A. C.; RODRIGUES, D. D. USO DE GEOTECNOLOGIA NA CARTOGRAFIA ESCOLAR - UMA AVALIAÇÃO EM GUINÉ BISSAU. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44683. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44683. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Inês Mario Nosoline, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Civil

Angelica Carvalho Di Maio, Universidade Federal Fluminense

Instituto de Geociências

Dalto Domingos Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Civil

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