AVALIAÇÃO DE CÂMARA DE PEQUENO FORMATO TRANSPORTADA POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA USO EM AEROLEVANTAMENTOS

Conteúdo do artigo principal

Giuliano Sant Marotta
Alexandre Moreno Richwin Ferreira
Henrique Lhacer Roig
Tati de Almeira

Resumo

Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) vêm sendo, nos últimos anos, empregados para finalidades diversas. A categoria microVANT, para utilização em aerolevantamentos, requer sensores leves e de baixo custo. No entanto,para assegurar qualidade posicional torna necessário analisar as potencialidades das tecnologias citadas. Este trabalho analisa aerolevantamentos com microVANT em diferentes áreas, utilizando diferentes configurações na coleta de dados, estimativa de parâmetros de orientação interior e aplicação de testes estatísticos para avaliar tendência e precisão dos resultados finais. Com a análise estatística dos resultados, foi verificada variação significativa nas precisões em diferentes experimentos realizados. Por outro lado, foi possível sugerir que a utilização de microVANT e câmera de pequeno formato para a realização de aerolevantamentos é viável do ponto de vista posicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MAROTTA, G. S.; FERREIRA, A. M. R.; ROIG, H. L.; DE ALMEIRA, T. AVALIAÇÃO DE CÂMARA DE PEQUENO FORMATO TRANSPORTADA POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA USO EM AEROLEVANTAMENTOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44652. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44652. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giuliano Sant Marotta, Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Observatório Sismológico.

Professor no Instituto de Geociências e doutor em Geociências (área de concentração Geofísica Aplicada) - Universidade de Brasília - UNB. Mestre em Engenharia Civil (área de concentração Informações Espaciais) e graduado em Engenharia de Agrimensura - Universidade Federal de Viçosa - UFV. Especialista em Gerenciamento de Projetos - Fundação Getúlio Vargas - FGV. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Geodésia Celeste, Geodésia Geométrica, Geodésia Física, Fotogrametria e LIDAR. Atua principalmente nos seguintes temas: análises espaciais e qualidade posicional.