USO DO SENSOR CBERS/CCD NA AVALIAÇÃO DO ESTADO TRÓFICO DO RESERVATÓRIO LAGO DO AMOR (CAMPO GRANDE, MS)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o estado trófico do reservatório "Lago do Amor" usando o sensor CBERS/CCD e o parâmetro clorofila a como indicador. Concomitantemente, é discutido o uso do sensoriamento remoto como ferramenta de apoio ao diagnóstico de processos de eutrofização em reservatórios. Foram utilizadas 4 imagens do satélite CBERS, câmera CCD e dados in situ do monitoramento do reservatório coletados próximos a data de passagem do satélite. Para determinar as relações entre as bandas da imagem de satélite e o parâmetro clorofila a foram testados dois índices de vegetação: o NDVI e RATIO; e dois novos índices são propostos: RAVI e NRAVI. Os resultados demonstram que é possível utilizar o sensor CBERS/CCD para estimar a concentração de clorofila a e o estado trófico de corpos d'água, contudo fatores externos, como cobertura de nuvens e problemas radiométricos das imagens, são as principais limitações a estes estudos.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
COELHO, Luiza; ROCHE, Kennedy Francis; PARANHOS FILHO, Antonio Conceição; LEMOS, Vinicius Batistelli. USO DO SENSOR CBERS/CCD NA AVALIAÇÃO DO ESTADO TRÓFICO DO RESERVATÓRIO LAGO DO AMOR (CAMPO GRANDE, MS). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n2-43734. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43734. Acesso em: 29 abr. 2025.