ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOÃO-MS UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise da fragilidade ambiental vem se constituindo num dos principais documentos para a realização de ordenamento ambiental territorial. Este trabalho teve como objetivo analisar a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego São João, para subsidiar ações de planejamento ambiental e ordenamento territorial. Para a confecção das cartas utilizou-se um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os procedimentos metodológicos empregados fundamentam-se na proposta de Tricart (1977) e Ross (1994). Os resultados indicaram uma dominância de médias fragilidades na bacia (69,6%), enquanto que as fortes (15,4%) e muito fortes fragilidades (0,8%) foram encontradas próximas à foz. Conclui-se que as áreas de fragilidade média ocorrem em solos bem desenvolvidos e relevo plano tendo então que se atentar para a variável uso da terra e cobertura vegetal, principalmente o uso desenfreado de técnicas antiquadas na agricultura e pecuária.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DE OLIVEIRA, Raffael Gonçalves; BACANI, Vitor Matheus; DA SILVA, Vicente Rocha; DA CUNHA, Elias Rodrigues; FERREIRA, Ednilson Mendes. ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOÃO-MS UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n1-43773. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43773. Acesso em: 11 jul. 2025.