O ensino sobre o Cerrado:

Como a BNCC e o Novo Ensino Médio afetam o PNLD?

Autores/as

  • Bruno Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano - Campus Ceres
  • Gustavo Lopes Ferreira Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66107

Palabras clave:

Ensino de ciências, Novo ensino médio, PNLD, Bioma Cerrado

Resumen

O trabalho destina-se a analisar os livros de Ciências da Natureza aprovados pelo PNLD no ciclo 2021-2023 e entender como os conteúdos relacionados ao bioma Cerrado são apresentados em tais materiais após a reforma do ensino médio e a adequação às diretrizes da BNCC. Além de perceber como essa nova configuração do ensino médio influencia na educação significativa dos alunos. A partir da abordagem usada para tratar sobre o bioma Cerrado em tais livros, é possível entender que há ainda uma discrepância entre o que se propõe contemplar como habilidades e competências da BNCC e os conteúdos apresentados nos livros. Verificou-se que há uma supressão dos conteúdos em decorrência da nova carga horária, que impacta diretamente no aprendizado  dos alunos e seu desempenho em avaliações e vestibulares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues; et. al. MODERNA PLUS - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

BEZERRA, R. G.; SUESS, R. C. Abordagem do bioma Cerrado em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Holos, Natal, v. 1, n. 29, p. 233-242, 2013. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1289/653 . DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1289

BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S. A escola e a conservação do Cerrado: uma análise no Ensino Fundamental do Distrito Federal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 10, n. 1, p. 19-31, 2003. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/Conservacao_Cerrado_Escola_DFIDDSAZ U04Loa.pdf

BIZZO, Nélio. Mais Ciência no Ensino Fundamental: metodologia de ensino em foco. Editora do Brasil S/A. 2° edição. São Paulo SP, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 2021. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/518-hist%C3%B3rico

BRASIL, DECRETO Nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Revoga o decreto nº 7.084 e dispõe sobre os programas de material didático e dá outras providências.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Biodiversidade brasileira: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. Brasília: MMA/SBF, 2002. 404 p. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/969

BORTOLUZZI CASTRO, Luis Roberval; DE CARVALHO, Andriélli Vilanova; SOARES, Jeferson Rosa e CASTRO PESSANO, Edward Frederico. Os Biomas Brasileiros nos livros didáticos de Ciências: Um olhar ao Pampa Gaúcho. Rev. electrón. investig. educ. cienc. 2019, vol.14, n.1 [citado 2023-03-13], pp.38-49. Dispoível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S185066662019000100004&lng=es&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.54343/reiec.v14i1.249

CARNEVALLE, Maíra Rosa. LOPES & ROSSO - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

FUKUI, Ana; NERY, Ana Luiza P; et. al. SER PROTAGONISTA - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora SM Educação 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

GODOY, Leandro Pereira; DELL’AGNOLO, Rosana Maria e MELO, Wolney Candido. MULTIVERSOS - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora FTD 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: Elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19891/1/PoliticasPublicasLivro.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld

MORTIMER, Eduardo; HORTA, Andréa; MATEUS, et. al. MATÉRIA, ENERGIA E A VIDA - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Scipione 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

REHEM, H. M. F. Cerrado, juventude e as mídias: subsídios para ações pedagógicas no ensino médio em uma perspectiva crítica e transformadora. 2020, 246 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2020.

ROSSO, S.; LOPES, S. Bio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SANTOS, Kelly Cristina. DIÁLOGO - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

THOMPSON, Miguel; RIOS, Eloci Peres; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo SANT’ANA, Blaidi; NOVAIS,Vera Lúcia Duarte e ANTUNES, Murilo Tissoni. CONEXÕES - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Editora Moderna 1° edição. São Paulo, 2020. Disponível em: https://pnld-dev.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-natureza-suas-tecnologias

VALLERIUS, D. E que tal o Cerrado, professor? Algumas reflexões sobre a construção de uma “consciência” de cerrado no ensino básico. Revista Interface, n. 09, p. 147-158, jun. 2015.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008

Publicado

2023-03-23

Cómo citar

FERREIRA DA SILVA, B.; LOPES FERREIRA , G. O ensino sobre o Cerrado: : Como a BNCC e o Novo Ensino Médio afetam o PNLD?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.66107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/66107. Acesso em: 22 jul. 2024.