Aplicação de RPG educacional em caráter remoto no Ensino Médio
modelo atômico de Bohr e Espectroscopia Estelar
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64520Palabras clave:
RPG, Metodologia ativa, Astronomia, Espectroscopia Estelar, Modelo atômico de BohrResumen
O uso do RPG (Role Playing Game) educacional tem crescido nos últimos tempos, pois pode proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa, desenvolvendo sua autonomia, colaboração e criticismo. Assim, neste trabalho, é apresentada uma sequência didática que faz uso do RPG para o ensino de modelo atômico de Bohr, a partir da espectroscopia estelar. Também são apresentados os resultados de aplicação da atividade para uma turma de Física do Ensino Médio, evidenciando indícios de aprendizagem.
Descargas
Citas
FREITAS, L. C. L.; COSTA, W. L.; SITKO, C. M.; CHAGAS, M. L. Educational RPG for teaching Chemistry, Physics and Astronomy: the Stellar Adventure. Research, Society and Development. v. 10, n. 11, p. e418101119670, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19670
GASPAR, A. Alberto. Atividades experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vygotsky. São Paulo: Livraria da Física, 2014, 252 p.
IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Massangana, 2010. 140p (Coleção Educadores).
GONZAGA, G.; MIRANDA, J. C.; FERREIRA, M. Teaching the theme periodic table in basic education. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, e97911657, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1657
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, spl. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011, 242p.
MOREIRA, M. Uma análise crítica do ensino de Física. Ensino de Ciências. v. 32, n. 94, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. de; JUNQUEIRA, A. M. R. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e Vygotsky: o construtivismo em questão. Revista Itinerarius Reflectionis, v. 10, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32621
VASCONCELOS, Y. L.; MANZI, S. M. S. Processo ensino-aprendizagem e o paradigma construtivista. Interfaces Científicas – Educação, v.5, n.3, p. 66-74, 2017. DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.