Aplicação de RPG educacional em caráter remoto no Ensino Médio

modelo atômico de Bohr e Espectroscopia Estelar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64520

Palavras-chave:

RPG, Metodologia ativa, Astronomia, Espectroscopia Estelar, Modelo atômico de Bohr

Resumo

O uso do RPG (Role Playing Game) educacional tem crescido nos últimos tempos, pois pode proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa, desenvolvendo sua autonomia, colaboração e criticismo. Assim, neste trabalho, é apresentada uma sequência didática que faz uso do RPG para o ensino de modelo atômico de Bohr, a partir da espectroscopia estelar. Também são apresentados os resultados de aplicação da atividade para uma turma de Física do Ensino Médio, evidenciando indícios de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Maria Sitko, UFPR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina-PR; Técnica de Laboratório de Física na Universidade Federal do Paraná; Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4620-1388; e-mail: camilasitko@yahoo.com.br

Leandro Carlos Lima Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Açailândia

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Docente na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Maranhão; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2783-7121; e-mail: leoitgma@hotmail.com

Wendel Lisboa Costa, Unifesspa

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5327-1256; e-mail: wendelcosta@unifesspa.edu.br

Maria Liduina das Chagas, Unifesspa

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5102-0154; e-mail: liduina@unifesspa.edu.br

Referências

FREITAS, L. C. L.; COSTA, W. L.; SITKO, C. M.; CHAGAS, M. L. Educational RPG for teaching Chemistry, Physics and Astronomy: the Stellar Adventure. Research, Society and Development. v. 10, n. 11, p. e418101119670, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19670

GASPAR, A. Alberto. Atividades experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vygotsky. São Paulo: Livraria da Física, 2014, 252 p.

IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Massangana, 2010. 140p (Coleção Educadores).

GONZAGA, G.; MIRANDA, J. C.; FERREIRA, M. Teaching the theme periodic table in basic education. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, e97911657, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1657

MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, spl. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011, 242p.

MOREIRA, M. Uma análise crítica do ensino de Física. Ensino de Ciências. v. 32, n. 94, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. de; JUNQUEIRA, A. M. R. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento em Piaget e Vygotsky: o construtivismo em questão. Revista Itinerarius Reflectionis, v. 10, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32621

VASCONCELOS, Y. L.; MANZI, S. M. S. Processo ensino-aprendizagem e o paradigma construtivista. Interfaces Científicas – Educação, v.5, n.3, p. 66-74, 2017. DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

SITKO, C. M.; FREITAS, L. C. L.; COSTA, W. L.; CHAGAS, M. L. das. Aplicação de RPG educacional em caráter remoto no Ensino Médio: modelo atômico de Bohr e Espectroscopia Estelar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64520. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64520. Acesso em: 22 jul. 2024.