Uma Revisão Sistemática da Literatura acerca dos impactos da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64495Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Revisão Sistemática da Literatura, Educação Básica, Educação MatemáticaResumo
Com o objetivo de analisar os impactos da metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Educação Básica, esse trabalho se constitui como uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foi realizada uma busca no Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),dada sua relevância e contribuições no meio acadêmico, e diante dessa busca, foram selecionados seis artigos que atendiam ao critério de relatos de experiência em sala de aula utilizando a metodologia mencionada. Diante da análise dos trabalhos, foi possível perceber impactos positivos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Educação Básica, dentre eles, estão o incentivo ao trabalho em grupo, o desenvolvimento do raciocínio, a argumentação, a autonomia e a autoconfiança do discente.Além de se configurar como um eficiente instrumento de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, diante da RSL, a Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas apresenta-se como um caminho a ser percorrido e explorado por professores da Educação básica que buscam novos métodos para proporcionar uma aprendizagem satisfatória da Matemática aos seus estudantes.
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