Avaliação no Ensino Religioso

Prática pedagógica do Ensino Básico na pandemia e para além dela

Autores

  • Jacqueline Crepaldi-Souza PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59989

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Religioso, Competências, Critérios

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral descrever uma metodologia avaliativa para o Ensino Religioso. Com metodologia bibliográfica e qualitativa, apresenta critérios essenciais para a avaliação no Ensino Religioso. Afirma que a avaliação no Ensino Religioso escolar deve se dirigir a todo o processo de ensino-aprendizagem, situando três variáveis fundamentais desse processo: as atividades que os professores promovem, as experiências que os educandos realizam e os conteúdos de aprendizagem. Essas variáveis desembocam no objetivo da aprendizagem que consiste na aquisição e no domínio de competências. No Ensino Religioso esse domínio nem sempre pode ser reconhecido por meio de atividades de expressão escrita, por isso tem critérios específicos. Conclui-se que as atividades de avaliação das competências do educando no Ensino Religioso superam a capacidade de realizar ações pontuais ou responder a questões reais, mas também analisam a competência para agir diante de realidades, integrar conhecimentos, habilidades ou atitudes que possibilitem sua utilização em outros contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Lorin; KRATHWOHL, David; BENJAMIN, Samuel. A taxonomia for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom’s Taxonomia of Educational Objectives. Nova Tork: Addison Wesley Longman, 2001.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da religião e ensino religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. Rever. São Paulo, n. 2, p. 107-125, jul./out. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Portal MEC, 2021. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf> Acesso em 01 mar. 2021.

CÂNDIDO, Viviane Cristina. Ensino religioso na educação infantil: ênfase na construção de uma área de conhecimento pela proposição de temas específicos. Revista Lusófona de Ciência das Religiões – Universidade Lusófona, Portugal: Lisboa, n. 12, p. 263-270, ano VI, 2007.

DOLTO, Françoise. Seguindo os passos de Françoise Dolto. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão de Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

GARCIA, Sílvia. SAGA: Sistema de Avaliação Agostiniano. Belo Horizonte, 2008.

GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

LEVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 2010.

MORAES, Maria Célia. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. I, p. 7-25, 2001.

PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. São Paulo: Artmed, 2013.

REDECLID. IV Colóquio: Ensino religioso escolar: problemas e desafios. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lpO3WfaGU84&t=185s>. Acesso em: 30 set. 2018.

SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

CREPALDI-SOUZA, J. Avaliação no Ensino Religioso : Prática pedagógica do Ensino Básico na pandemia e para além dela. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 426–446, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59989. Acesso em: 22 jul. 2024.