Accountability educacional na era da covid-19 e além

um “novo normal” na educação?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60165

Palabras clave:

Accountability, Accountability educacional, Covid-19, Novo normal, Ensino remoto

Resumen

O artigo em tela objetiva compreender as interseções envolvendo a educação, a accountability e a tecnologização na conjuntura da Pandemia da COVID-19, tendo em vista que as políticas educacionais ditadas pelo Estado avaliador, ao buscar alternativas nas tecnologias de informação para superar este cenário, manifesta a aparência do que é o agora e antecipa o que está por vir, recodificando respostas públicas às crises e à formação de um suposto “novo normal”, como algo diverso da realidade anterior, uma sociabilidade marcada pelo controle e exclusão social. Para tanto, explora a accountability no campo educacional, mediante um estudo bibliográfico-documental, tendo o materialismo histórico-dialético como teoria do conhecimento, em diálogo com pensadores de outros campos teóricos. Percebe-se com a temática investigada, que o tecnocapitalismo, Accountability e COVID-19 criam uma tessitura favorável à mercantilização da educação, tendo o ensino remoto como fenômeno que impinge novas relações educacionais e profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Univeridade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicologia Social e Comunitária pela Faculdade de Tecnologia do Ceará (FATECE). Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Educação pela UNOESC. Doutora em Educação e Professora efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Professora Adjunta atuando nos cursos de graduação na UFC. Pesquisadora da P´ós-Graduação em Educação Brasileira na Linha Trabalho e Educação da UFC. Orientadora dos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos da UFC.

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr.-jun. 2012.

AFONSO, Almerindo Janela. Políticas avaliativas e accountability em educação: subsídios para um debate ibero-americano. Sísifo, Lisboa, n. 9, p. 57-69, mai./ago. 2009.

ARAÚJO, Denise Lino. Os desafios do ensino remoto na educação básica. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, 2020.

BALL, Stephen John. Performativites and fabrications in the education: Towards the performative society. In: GLEASON, Denis; HUSBANDS, Christopher T. (Org.). The performing school: Managing, teaching and learning in a performance culture. Londres: Routledge/Falmer, 2001. p. 210-226.

BANDO MUNDIAL. Governance and development. Washington. Oxford University Press. 1992.

BEZOS, Jeff. Day one fund. EUA, 13 set. 2018. Twitter: @JEFFBEZOS. Disponível em: https://twitter.com/JeffBezos/status/1040253796293795842?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1040253796293795842&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cnbc.com%2F2018%2F09%2F13%2Fbezos-launches-day-one-fund-to-help-homeless-families-and-create-preschools.html. Acesso em: 20 out. 2020.

BIANCARELLI, André; ROSA, Renato; VERGNHANINI, Rodrigo. A coronacrise, a economia global e a periferia: uma síntese do choque em curso. Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica – IE/UNICAMP. Nota do Cecon, n. 12, abr. 2020.

BOVENS, Mark. “Public Accountability”. In: The Oxford handbook of public management. Ed. by Ewan Ferlie, Laurence E. Lynn, and Christopher Pollitt. Oxford: Oxford University Press, pp. 183–208. 2005.

BOVENS, Mark. Analysing and Assessing Public Accountability. A Conceptual Framework. European Governance Papers (EUROGOV). 2006.

BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 36, n. 128, p. 377-401, 2006.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. 5ª ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.

CATHEY, Libby. Trump now calling coronavirus fight a 'war' with an 'invisible enemy. Retrieved from ABC News. 2020, March 18.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 402 p, 2016.

DELORS, Jaques (coord.). Educação um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DUBNICK, Melvin J. Accountability as a Cultural Keyword. In: The Oxford Handbook of Public Accountability. Ed. by Mark Bovens, Robert E. Goodin, and Thomas Schillemans. forthcoming. Oxford: Oxford University Press. 2014.

ERKKILÄ, Toro. Governance and accountability: A shift in conceptualization. Public Administration Quartely, n. 31 (1/2), p. 1-38, 2007.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o caso das classes populares no interior da escola e a ocultação da má (qualidade) do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 965-987, out. 2007.

HEIDEMANN, Francisco Gabriel; SALM, José Francisco. (Org.). Políticas Públicas e Desenvolvimento – Bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora UnB, 2009.

HELOANI, Roberto. Gestão e organização no capitalismo globalizado: história da manipulação psicológica no mundo do trabalho. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

HERMAN, Edward S.; CHOMSKY, Noam. Manufacturing Consent. Nova York: Pantheon Books, 2002.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX (1914-1991). 2. ed., 44. reimp. Companhia das Letras, São Paulo 2011.

HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. São Paulo: companhia das letras. 2013.

HOLDERS, Sarah. Jeff Bezos Talks Everything But HQ2. 2018. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-09-14/amazon-s-jeff-bezos-offers-first-insights-on-day-1-fund. Acessado em: out./2020

KOOPMAN, Colin. How we became our data: A genealogy of the informational person. Chicago, IL: University of Chicago Press. 2019.

LA FONTAINE. Fábula dos animais durante a peste. s/d. Disponível em: https://opusmaterdei.blog/2020/04/17/fabula-dos-animais-durante-a-peste-la-fontaine/. Acessado em: jan./2021.

LYOTARD, Jean-François. The postmodern condition: A report on knowledge. Manchester: Manchester University Press. 1984.

MARX, Karl. Introdução à contribuição da economia política. In: MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Tradução: Florestan Fernandes. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 237 - 272.

MENEZES, Hermeson Claudio Mendonça. A accountability educacional – arquétipo do Estado Gerencial e Avaliador: os des(caminhos) da democracia e a preservação do establishment. 2019, 392 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza/CE, 2019.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.

MULGAN, Richard. ‘Accountability’: an ever-expanding concept? Public Administration, v. 78, n. 3, p. 555-573, 2000.

OCDE. OECD learning compass 2030. Paris: OECD. 2019.

O'KELLY, Ciaran; DUBNICK, Melvin. Accountability and its Metaphors - From Forum to Agora and Bazaar. Paper presented at the EGPA Conference, Speyer, Germany. 2014.

SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade & Sociedade, ANDES-SN, n. 67, p. 36 – 49, jan. 2021.

SCHEDLER, Andréas. Que es la rendicion de cuentas? Cuadernos de Transparencia 03. IFAI: México, 2004.

SILVA, Regina. Como o mundo, os professores nunca mais serão os mesmos após a Pandemia. Revista Educação, 2020.

UNESCO. COVID-19 A glance of national coping strategies on highstakes examinations and assessments. Paris: OECD. 2020.

UNESCO. Declaração Mundial de Educação para Todos. Jomtien: Unesco, 1990.

UNESCO. Education 2030. Framework for action. Paris: UNESCO. 2015.

VALLE, Gaby Del. Jeff Bezos’s philanthropic projects aren’t as generous as they seem. 2018. In: In VOX, 2018. Disponível em: https://www.vox.com/the-goods/2018/11/29/18116720/jeff-bezos-day-1-fund-homelessness. Acessado em: out./2020.

ZANARDINI, Isaura Monica Souza. A ideologia da pós-modernidade e a política de gestão educacional brasileira. 2006, 163 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2006.

ŽIŽEK, Slavoj. Acontecimento: uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

ŽIŽEK, Slavoj. Pandemic! COVID-19 shakes the world. New York, NY: Or Books. 2000.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

MENDONÇA MENEZES, H. C.; SOUZA, M.; ZIENTARSKI, C. Accountability educacional na era da covid-19 e além: um “novo normal” na educação?. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 662–681, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60165. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60165. Acesso em: 22 nov. 2024.