PARA ALÉM DOS ARCOS
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE TEATRO E INFÂNCIAS - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.94-108Palabras clave:
Ensino do Teatro, Infâncias, SociedadeResumen
O presente texto trata de experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos anos de 2017 e 2018. As ações realizadas pelo GETIs partem do interesse por investigarem práticas pedagógicas e teatrais desenvolvidas com e para crianças e transformar suas inquietação e descobertas em intervenções artísticas e de ensino fora dos muros da universidade. As ações apontam para um redimensionamento dos modos como o teatro é produzido com e para a criança, além de defender abordagens para o ensino da linguagem teatral que melhor se aproximem das especificidades das infâncias. O acesso ao teatro é entendido como um direito e sua prática como uma forma de desenvolver sujeitos críticos e empáticos.
Descargas
Citas
ARIES, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
FREITAS, Marcos Cezar de; MONARCHA, Carlos. História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 35. n. 02. p. 115-138, 2010.
MACHADO, MarinaMarcondes. Cacos de infância: teatro de solidão compartilhada. São Paulo: FAPESP; Annablume, 2004.
PUPO, Maria Lúcia. No reino da desigualdade. São Paulo: Perspectiva, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.