Comparação de Habilidades Motoras entre Meninas: Aulas de Ballet Além da Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77700Palabras clave:
TGMD3, Infância, Ballet Clássico, Desempenho Motor, Prática MotoraResumen
As aulas de Educação Física na escola são um espaço importante para a vivência do aluno em relação a práticas corporais. Entretanto, a escola ainda não consegue abarcar todas as possibilidades da cultura corporal de movimento. Momentos de atividades no contraturmo podem complementar lacunas relacionadas às diferentes práticas corporais. O Ballet Clássico, por exemplo, pode trazer benefícios motores, cognitivos e psicossociais. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho motor de meninas de 6 a 7 anos de idade de 4 escolas, sendo um grupo que não realiza atividades motoras no contraturno e outro de praticantes de ballet. As habilidades motoras foram avaliadas através do TGMD-3 (Test of Gross Motor Development). Os resultados demonstraram que o grupo de praticantes de Ballet tiveram média significativamente superior em comparação ao outro grupo, tanto para a somatória de habilidades locomotoras (p = 0.009) quanto para a somatória total (p = 0.005). Podemos concluir, portanto, que a prática motora durante a infância é importante para ampliar o repertório motor estimulando a uma vida ativa ao longo da vida e os espaços de prática além dos muros da escola podem ampliar o repertório de possibilidades, estimulando a criança a ser mais ativa e envolvida com a sociedade.
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Referencias
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