Infância, criança e ludicidade:
a importância do trabalho docente na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64565Palavras-chave:
Educação Infantil, Trabalho Docente, LudicidadeResumo
Este artigo discute concepções sobre a infância, criança e ludicidade em torno da dimensão do trabalho docente na Educação Infantil e as demandas relacionadas. Além de analisar a relação estabelecida pelas ações lúdicas como contribuições para o ensino-aprendizagem na infância. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica com o intuito de investigar as potências da ação lúdica para a prática educativa e para o próprio trabalho docente na Educação Infantil. A partir de aportes teóricos em Ariés (1981); Luckesi (2000); Santos (2007); Estatuto da Criança e do Adolescente (1990); Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998), sendo autores que discutem a concepção de infância, criança e as possibilidades de uma prática docente lúdica, abordando a importância das atividades planejadas intencionalmente. Acredita-se que através do trabalho docente lúdico, é possível ampliar os saberes e solidificar suas descobertas, pois a ludicidade é considerada um dos principais aspectos para o desenvolvimento infantil. Diante disso, é necessário uma (re)inovação das práticas pedagógicas, de modo a articular novos elementos para a construção das aprendizagens na primeira infância. O professor e todos os que fazem parte do contexto infantil devem estar atentos, sendo um sujeito criativo, dinâmico, oportunizando a imaginação, possibilitando um aprendizado interativo.
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