FORMAÇÃO 'IN LOCO'

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fernanda Pereira Da Silva Andrade PMU
  • Jozaene Maximiano Figueira Alves Faria PMU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.52-59

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Ampliar a reflexão sobre as possibilidades da formação continuada dos profissionais da educação infantil, levando em conta as exigências da legislação, das novas concepções da infância e da relação dialógica com a realidade, assegurando um espaço de interlocução para a análise e reflexão da própria prática e dos processos de ensino aprendizagem na perspectiva da Inclusão. O presente relato de experiência tem o objetivo de apresentar práticas de formação "in loco" de profissionais que atuam na EMEI Zacarias Pereira da Silva, que atende crianças de 0 a 3 anos. Oportunizando espaços de avaliação e discussão entre as demais atividades desenvolvidas nas instituições, para que a formação aconteça como um processo contínuo e integrado ao cotidiano, configurada não somente como necessidade, mas como direito e premissa para a oferta de uma Educação Infantil de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL. Lei n. 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

BRASIL. Lei 12.796/13. Lei que altera a lei 9394/96. D.O.U. DE 05/04/2013, P. 1.

BUJES, M. I. E. Escola infantil: pra que te quero? In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. (Org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 13-22.

CEDAC. Comunidade Educativa. O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2013, 157 p.

FRIDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil; observação, adequação e inclusão. 1 ed. São Paulo: (Cotidiano Escolar: ação docente) Moderna, 2012.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. A importância da cultura na educação infantil. 2014. Disponível em:<http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/a-importancia-da-cultura-na-educacao-infantil/>. Acesso em: 10 mar. 2016.

KRAMER, S. Profissionais de Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.

KULIZS, Beatriz. Professoras em cena: O que faz a diferença? Mediação, 2006

LINO, Dalila Brito. A Rotina diária nas Experiências-chave do Modelo High/Scope. In: ZABALZA, Miguel. Qualidade em Educação Infantil. Porto alegre: Artmed, 1998 [p. 185-20].

MELLO, S. Al. A Apropriação da Escrita como Instrumento Cultural Complexo. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER, S. (Orgs). Vigotski e a Escola Atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. 2. ed. Araraquara: J.M. Editora e Cultura Acadêmica Editora, 2010.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SANTOMAURO, B. Usar a TV na Educação Infantil sem propósito. Revista Nova Escola. Edição 224, Agosto, 2009. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/assim-nao-usar-tv-educacao-infantil-proposito-487229.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2016.

UBERLÂNDIA. Lei 11.967, de 29 de Setembro de 2014 que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos Servidores do Quadro da Educação da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Diário Oficial do Município, Uberlândia, MG, Ano XXVI, n. 4493, 29 set. 2014. p. 155-207.

UBERLÂNDIA. Lei 12.316, de 24 de Novembro de 2015 que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos Servidores do Quadro da Educação da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Diário Oficial do Município, Uberlândia, MG, Ano XXVII, n. 4776, 24 nov. 2015. p. 9.

UBERLÂNDIA. Lei n. 11.444/13. Lei Rede Pelo Direito de Ensinar e Aprender. Institui a Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e Aprender no Município de Uberlândia. Diário Oficial do Município, Uberlândia, MG, Ano XXV, n. 4203, 26 jul. 2013. p. 1-3.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

ANDRADE, F. P. D. S.; FARIA, J. M. F. A. FORMAÇÃO ’IN LOCO’: DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 52–59, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.52-59. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41924. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.