A formação continuada como espaço de formação leitora

Autores/as

  • Eliana Aparecida Carleto ESEBA/UFU Autor/a
  • Selva Guimarães Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Autor/a

Palabras clave:

formação leitora, formação continuada, práticas de leitura

Resumen

Neste artigo analisamos como a formação continuada pode contribuir para a formação de professores leitores. Partimos da premissa de que o gosto pela leitura literária é estimulado pelo entusiasmo do adulto/educador que incentiva o estudante a aproximar-se dos livros. Neste sentido, para formar leitores, é fundamental que o professor se interesse por livros de tipos variados e que compartilhe suas descobertas e aprendizagens com as crianças e jovens em formação. A nosso ver as atividades de formação continuada de professores, constituem espaços e tempos e potencializadores de reflexões acerca da relação entre teoria e prática, no sentido da construção de saberes e práticas imprescindíveis na formação do professor/leitor.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Eliana Aparecida Carleto, ESEBA/UFU
    Doutora em Educação. Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Selva Guimarães, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
    Doutora em História Social, Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

A formação continuada como espaço de formação leitora. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/30771. Acesso em: 8 may. 2025.

Artículos similares

1-10 de 475

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.