A formação continuada como espaço de formação leitora

Autores

  • Eliana Aparecida Carleto ESEBA/UFU
  • Selva Guimarães Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Palavras-chave:

formação leitora, formação continuada, práticas de leitura

Resumo

Neste artigo analisamos como a formação continuada pode contribuir para a formação de professores leitores. Partimos da premissa de que o gosto pela leitura literária é estimulado pelo entusiasmo do adulto/educador que incentiva o estudante a aproximar-se dos livros. Neste sentido, para formar leitores, é fundamental que o professor se interesse por livros de tipos variados e que compartilhe suas descobertas e aprendizagens com as crianças e jovens em formação. A nosso ver as atividades de formação continuada de professores, constituem espaços e tempos e potencializadores de reflexões acerca da relação entre teoria e prática, no sentido da construção de saberes e práticas imprescindíveis na formação do professor/leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Aparecida Carleto, ESEBA/UFU

Doutora em Educação. Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Selva Guimarães, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Doutora em História Social, Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

CARLETO, E. A.; GUIMARÃES, S. A formação continuada como espaço de formação leitora. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/30771. Acesso em: 5 nov. 2024.