O ensino e a aprendizagem em contexto de pandemia
breve reflexão acerca do ensino remoto e seus desdobramentos na prática de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60028Keywords:
Teacher training., Digital literacy., Pandemic., Teaching and learning., Technology.Abstract
Although studies related to Digital Literacy are currently in an advanced stage of research results, as well as the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) has revolutionized the world, creating new forms of interaction between people, organizations and businesses, in the educational field, the debate about DTICs as an instrument of social inclusion capable of providing new forms of learning. That said, the purpose of this word is to contribute with reflections on school teaching and learning in the context of a pandemic, taking into account the conditions of production of remote education in the year 2020. The text brings some questions raised in the field of Education about the teaching and learning when schools are closed and compulsorily teachers have remote teaching as a resource. As a result, the question arises: are schools prepared for virtuality? How have teachers dealt with challenging remote teaching strategies? What are the new challenges that the school will face considering that Education will never be the same after the pandemic period?
Downloads
References
ALVAREZ, S. Depois das gerações Z e Y, chega a geração Alpha a ditar as regras do consumo do futuro. Público. 04 de maio de 2017. Disponível em: Depois das gerações Z e Y, chega a geração Alpha a ditar as regras do consumo do futuro | Opinião | PÚBLICO (publico.pt). Acesso em 05/12/2020.
ARAÚJO, J. C. (org.) Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007. 281p.
BASÍLIO, A. L. Paulo Freire em seu devido lugar. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/paulo-freire-em-seu-devido-lugar. Acesso em 24/10/2020.
BRAGA, D. B. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de Ensino e de Reflexão social crítica. In: ARAUJO, Júlio César (org.) Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007. p.181-195.
BUZATO, M. E. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3, São Paulo, 2006. Anais... São Paulo: CENPEC, 2006. s/p.
ELIA, M. F., SAMPAIO, F. F. In: Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de PesquisaAção a Distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2001.
G1 - Brasil registra 2.331 mortes e 72 mil novos casos de Covid nas últimas 24 horas. G1.com.br, 2021 Disponível em:
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/03/20/brasil-registra-23-mil-mortes-e-72-mil-novos-casos-de-covid-nas-ultimas-24-horas.ghtml . Acesso em 21/03/2021.
IPEA 2019 - Internet no Brasil reproduz desigualdades do mundo real: Acesso aos conteúdos digitais é maior entre homens de renda e escolaridade mais altas, aponta estudo do IpeA. IPEA Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34796 Acesso em 16/10/2020.
LORRAN, T. Educação: Ipea – 96,6% dos alunos sem acesso à Internet no Brasil são da rede pública. Jornal Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/educacao-br/ipea-966-dos-alunos-sem-acesso-a-internet-no-brasil-sao-da-rede-publica Acesso em 08/02/2020.
LUZ, S. Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa - Pesquisa do Ipea mostra que inclusão digital é menor no meio rural. Agência Brasil. 02/09/2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2020-09/seis-milhoes-de-estudantes-nao-tem-acesso-internet-em-casa Acesso em 06/01/2021.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. 195p.
ROJO, R. H.; MOURA, E. (Orgs.) Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. 223p.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol 23, n. 81, p. 143- 160, dez. 2002. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 06/05/2020.
STRAUS, W; HOWE, N. The Cycle of Generations. American Demographics, Vol. 13, No. 4, 1991.
TIC EDUCAÇÃO 2019 – Apresentação dos principais resultados para a imprensa. Cetic.br 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/analises . Acesso em: 06/03/2021.
VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em revista, Curitiba, n.4. 2014, p79 a 97. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079 . Acesso em 04/03/2021.
VALOR INVESTE: BRASIL E POLÍTICA - Coronavírus hoje: Brasil registra média de casos acima de 75 mil por dia pela 1ª vez e média de mortes cresce há um mês. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/03/23/coronavirus-hoje-brasil-registra-media-de-casos-acima-de-75-mil-por-dia-pela-1a-vez-e-media-de-mortes-cresce-ha-um-mes.ghtml Acesso em: 25/03/2021.
XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009. 227p.