Reflexões sobre do Plano Nacional de Alfabetização – PNA

mais uma nova ou velha política? e as perspectivas teóricas dos Estudos dos Letramentos para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Beatriz Filipini Bastianello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Zaira Bomfante dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES https://orcid.org/0000-0002-6162-8489
  • Fabriciano Barbosa de Souza Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.64497

Palavras-chave:

Educação Básica, Plano Nacional de Alfabetização, Letramento

Resumo

Este trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre o Plano Nacional de Alfabetização – PNA, buscando problematizar as visões de alfabetização e letramento presentes no documento, o referencial teórico que o embasa e os direcionamentos para os contextos de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desses aspectos, buscamos situar as contribuições dos estudos dos (multi)letramentos e como direcionam metodologicamente para as práticas de ensino no contexto da alfabetização. Buscamos fazer esse movimento pelo olhar de Mortatti, (2019); Soares (2003, 2017), Rojo e Moura (2006, 2019), observando as escolhas enunciativas do PNA. Os resultados indicam a necessidade de se olhar criticamente para o documento e desconstruir ideias homogêneas em relação a conceitos de métodos, alfabetização baseado em evidências e como essas ideias rebatem na prática nos anos iniciais na educação básica sendo, portanto, necessário fazer rupturas com a visão de letramento autônomo.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

FILIPINI BASTIANELLO, B.; BOMFANTE DOS SANTOS, Z.; BARBOSA DE SOUZA, F. Reflexões sobre do Plano Nacional de Alfabetização – PNA: mais uma nova ou velha política? e as perspectivas teóricas dos Estudos dos Letramentos para os anos iniciais do ensino fundamental. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–18, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.2.64497. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64497. Acesso em: 22 jul. 2024.