Ensino de ciências e metacognição na Educação Infantil

uma revisão da literatura no acervo da CAPES e ERIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71575

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Infantil, Ensino por Investigação, Metacognição

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar um panorama das pesquisas envolvendo o Ensino de Ciências na Educação Infantil, com foco em aulas investigativas envolvendo a metacognição em todo o processo de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados CAPES e ERIC. Na base de dados da CAPES, foram selecionados trabalhos com as palavras-chave “Ensino de Ciências”, “Educação Infantil”, “Ensino por Investigação” e “Metacognição”. Na base de dados ERIC, as palavras-chave foram “Science Education”, “Early Childhood Education”, “Inquiry-based Teaching” e “Metacognition”. As palavras-chave foram buscadas isoladamente, bem como por pares, trios e quartetos. Os resultados indicaram que os trabalhos encontrados estão relacionados às palavras conjugadas por pares e trios. Porém, não foram encontrados trabalhos publicados no quarteto de palavras conforme as palavras-chave do escopo deste trabalho. Foi constatado que os trabalhos encontrados com as palavras-chave “Educação Infantil” (CAPES) e “Early Childhood Education” (ERIC) apresentaram a importância de ensinar ciências às crianças bem pequenas, com propósito investigativo, pois corrobora novas aprendizagens, inserindo-as no mundo científico e investigativo.

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Biografia do Autor

Angélica Novaes, Universidade Federal do ABC

Mestranda na Universidade Federal do ABC

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

NOVAES, A.; LOCATELLI, S. Ensino de ciências e metacognição na Educação Infantil: uma revisão da literatura no acervo da CAPES e ERIC. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.71575. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71575. Acesso em: 18 jul. 2024.