A literatura infantil e suas contribuições para o processo criativo na alfabetização

Autores

  • MARCIA MARTINS ABREU ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.216-230

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem no contexto da Alfabetização Inicial foi orientado pela Profa. Ma. Márcia Martins de Oliveira Abreu e desenvolvido durante o ano de 2014 com os alunos do 1º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU, em Uberlândia/MG. O projeto teve como objetivo a ampliação do universo de histórias adquiridas pelos alunos por meio da literatura infantil e da produção criativa oral e escrita. Para o alcance desses objetivos, foram desenvolvidas várias ações, quais sejam: propiciar o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, tais como as fábulas e os contos de fadas, por meio de leituras, dramatizações, trabalhos em grupo para identificação das falas dos personagens e das características dos gêneros em estudo, com a contação de histórias e com a produção escrita desses gêneros, contribuindo para o processo de desenvolvimento das competências referentes à leitura e à escrita dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

ABREU, M. M. A literatura infantil e suas contribuições para o processo criativo na alfabetização. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 216–230, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.216-230. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/37074. Acesso em: 5 nov. 2024.