Aspectos sobre a alfabetização e o letramento na pandemia do novo coronavírus: um estudo de caso com escolas do interior mineiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.73823

Palavras-chave:

Alfabetização, Pandemia, Comunicação, Família, Metodologia de ensino

Resumo

Os processos de alfabetização e letramento durante a pandemia do novo coronavírus, apresentaram-se como desafios para professores e familiares de crianças em idade escolar. De abordagem qualitativa, este estudo de caso se volta aos aspectos sobre as metodologias utilizadas em escolas da rede estadual de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é discutir as metodologias e as atividades realizadas que aproximaram as famílias e incentivaram as crianças a participarem das propostas elaboradas pelos docentes. Destaca-se também a perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano, alicerçando a discussão dos dados coletados que consideram aspectos do processo, da pessoa, do contexto e do tempo nesse desenvolvimento. Foram campo empírico duas escolas de uma cidade de médio porte da Zona da Mata de Minas Gerais. Diante dos resultados, considera-se que ações pontuais de professores e de familiares, referentes à comunicação com a família e esclarecimento das atividades, foram primordiais para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento.

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Biografia do Autor

Lílian Reis, Universidade Federal de Viçosa

Psicóloga;
Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSAl
Doutora em Psicologia pela UFBA, Pós-doutora em Psicologia pela UFBA e em Educação pela UFMG; Profa Departamento de Educação da UFV.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

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