A avaliação das aprendizagens nas escolas técnicas do Estado de São Paulo
entre o “chão da escola” e as normativas do Centro Paula Souza
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.70424Palavras-chave:
Centro Paula Souza;, Legislação educacional, Avaliação da aprendizagemResumo
O presente escrito tem como objetivo analisar as normativas educacionais do Centro Paula Souza, autarquia que administra as escolas técnicas do Estado de São Paulo. A pesquisa surgiu da necessidade prática de se refletir sobre o alinhamento entre as normativas que orientam o trabalho do professor e a efetiva avaliação do aluno que ocorre na prática do “chão da escola”. Analisando as normativas sobre avaliação, conclui-se que é importante conhecer os conceitos de avaliação que subsidiam a prática nas escolas técnicas do estado de São Paulo, buscando acima de qualquer outra concepção, uma ideia de trabalho avaliativo que não seja classificatório e seletivo, mas diagnóstico e inclusivo.
Downloads
Referências
AÇÃO EDUCATIVA. Indicadores de qualidade no ensino médio. São Paulo: Ação Educativa, 2018. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/1521/file/Indicadores_da_Qualidade_no_Ensino_Medio.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
AMARAL, Maria Clara Ede. Julgar, medir, diagnosticar, formar...afinal, para que serve a avaliação? Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 1. n. 1, p. 129-145, 2008. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/8. Acesso em: 15 abr. 2024.
BARBOSA, Jane Rangel Alves. A avaliação da aprendizagem como processo interativo: um desafio para o educador. Democratizar, Petrópolis, v. 2, n. 1, [s. p.], 2008. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/progesus/files/2011/04/BARBOSA-JRA.-Avalia%C3%A7%C3%A3o-da-aprendizagem-como-processo-interativo.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
BORGES, Martha Kaschny; CARMINATTI, Simone Soares Haas. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 160-178, 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235220121935.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Avaliações da Aprendizagem. Portal Mec, Brasília, 16 jun. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/18843-avaliacoes-da-aprendizagem. Acesso em: 15 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724. Acesso em: 15 abr. 2024.
CASSOL, Sandra; GALINA, Irene de Fátima. Instâncias colegiadas. In: Caderno temático: gestão escolar. Maringá, PR: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/10693414-Instancias-colegiadas-profo-pde-irene-de-fatima-galina-profo-orientadora-sandra-cassol-area-gestao-escolar.html. Acesso em: 21 abr. 2024.
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 39, p. 49-64, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1418/1418.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004.
FREITAS, Luiz Carlos de. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 911-933, out. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300010.
FREITAS, Pâmela Felix. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-28092020-143159.
INFORSATO, Edson do Carmo. O ofício de aluno. In: Universidade Estadual Paulista. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 59-65. v. 9. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/378644/1/caderno-formacao-pedagogia_9.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
JULIA, Dominique. La culture scolaire comme objet historique. Paedagogica Historica, [s. l.]. v. 31, p. 353-382, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.1995.11434853.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; KAGER, Samantha. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362009000100006.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v4i2.310.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MACHADO, Ilma Ferreira; SILVA, Rose Márcia da; SOUZA, Maria de Lourdes Jorge de. Avaliação de aprendizagem nos contornos do currículo integrado no ensino médio. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 207-221, mai./ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016160336.
MARIOTO, Anderson. As políticas neoliberais no Centro Paula Souza: mediação e alienação no trabalho docente. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/192912. Acesso em: 15 abr. 2024.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PACHECO, José Augusto. A avaliação das aprendizagens: para além dos resultados. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 40, n. 3, p. 253-269, 2006. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_11.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porte Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, Robson Alves dos. Avaliação: instrumento de desenvolvimento pedagógico. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professors didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 9. p. 100-109. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/586/1/01d15t07.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEE 155/17, de julho de 2017. Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.uscs.edu.br/boletim/799. Acesso em: 15 abr. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEETEPS nº 85, de 14 de julho de 2022. Aprova nova redação do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo: Diário Oficial do Estado de São Paulo, 2022a. Disponível em: https://bkpsitecpsnew.blob.core.windows.net/uploadsitecps/sites/1/2022/10/22.07.23-Regimento-Comum-das-Etecs.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Sistema de avaliação do rendimento escolar do estado de São Paulo. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2022b. Disponível em: https://saresp.fde.sp.gov.br/. Acesso em: 15 abr. 2024.
THURLER, Monica Gather. A eficácia nas escolas não se mede: ela se constrói, negocia-se, pratica-se e se vive. Série Ideias, [s. l.], n. 30, p. 175-192, 1998. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_30_p175-192_c.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.