Método de avaliação utilizando Educação 4.0

Autores

  • Lisandra Lunkes Balsan Autor
  • Anderson Franz Autor
  • Cezar Junior de Souza Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46269

Palavras-chave:

Tecnologia, Gamificação, Avaliação.

Resumo

Atualmente as escolas utilizam métodos de avaliação que, obrigatoriamente, recorrem à aplicação de provas aos alunos após ensinar os conteúdos. Tal método, entretanto, possui algumas fragilidades e é, na maioria das vezes, monótono. Com o projeto Método de avaliação utilizando Educação 4.0, acredita-se ser possível, após realização dos testes em campo, que o conceito de avaliação seja modificado. Esse método de avaliação funciona assim: por ter o sistema de avaliação o campo para registro de notas utilizando o conceito de gamificação, tendo no desenvolvimento o Framework Django na linguagem Python, o professor cadastra essas notas e permite ao aluno visualizá-las e considerá-las como pontos de experiência, para que, assim, o aluno acumule esses pontos e realize a troca pelos produtos disponibilizados pela escola de acordo com seus interesses (bônus na cantina, jogos, materiais escolares, entre outros itens). Ou seja, o método de gamificação no método de avaliação visa despertar o interesse do estudante para a realização das atividades propostas pelo professor, para que assim seja possível acumular seus pontos de experiência, visando maximizar os estudos e os resultados alcansados. Tal sistema poderá também permitir aos professores a oportunidade de despertar interesse em várias áreas de conhecimento nos alunos, possibilitando a avaliação dos estudantes de forma inovadora e não somente para cumprir o modelo tradicional de avaliação de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Lisandra Lunkes Balsan
    Estudante do Curso de Ciência da Computação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Anderson Franz
    Estudante do Curso de Ciência da Computação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Cezar Junior de Souza
    Especialista em Engenharia e Qualidade de Software e professor do componente curricular Desenvolvimento com Frameworks na Universidade Comunitária da Região de Chapecó

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Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação

Como Citar

Método de avaliação utilizando Educação 4.0. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 123–131, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46269. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46269. Acesso em: 5 maio. 2025.

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