Diálogos entre família e escola: experiências de interlocução com a psicologia escolar

Autores

  • Lucianna Ribeiro Lima, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Araújo, Klênio Antônio Sousa e Cláudia Silva de Souza Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Psicologia escolar, educação,

Resumo

O trabalho apresenta a atuação da Psicologia Escolar em conjunto com outras áreas de conhecimento na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), relatando as frentes de trabalho e os principais espaços em que são constituídas as relações entre família e escola, tema fundamental em Psicologia quando se busca compreender e avançar nas questões contemporâneas relacionadas à educação. O conjunto das práticas envolvendo família e escola, sob a mediação dos docentes de psicologia escolar, aborda os desafios da educação na sociedade atual, discutindo aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e do adolescente. No decorrer do texto, são descritas as atividades desenvolvidas em cada segmento da instituição relacionadas à temática, cujas ações são detalhadas visando à compreensão da configuração das propostas e suas respectivas dinâmicas de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucianna Ribeiro Lima, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Araújo, Klênio Antônio Sousa e Cláudia Silva de Souza, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Área de Psicologia Escolar/Psicopedagogia e Educação Especial

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

ANTÔNIO SOUSA E CLÁUDIA SILVA DE SOUZA, L. R. L. L. dos G. A. N. A. K. Diálogos entre família e escola: experiências de interlocução com a psicologia escolar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22358. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.