PARCEIROS NA ESCOLA: FAMÃLIA E ESCOLA JUNTOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER DAS CRIANÇAS

Autores

  • Luciana Soares Muniz Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.24.76-99

Palavras-chave:

Aprendizagem, Família, Escol

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal relatar a experiência de um projeto realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia-MG. A participação da família no contexto escolar pode assumir um vínculo com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo em vista sua participação no âmbito dos conteúdos curriculares. Esta participação refere-se tanto a participação efetiva da família no cotidiano da escola, quanto para além do contexto escolar. Neste âmbito, o projeto que apresentamos neste trabalho foi elaborado conjuntamente com as famílias, crianças, equipe gestora e professora. De forma geral, o desenvolvimento do projeto favoreceu o vínculo entre família e escola, assim como oportunizou processos de aprendizagem significativos para as crianças de conteúdos curriculares que muitas vezes não se configuram como elementos da própria vida da criança.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

PARCEIROS NA ESCOLA: FAMÍLIA E ESCOLA JUNTOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER DAS CRIANÇAS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 76–99, 2016. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.24.76-99. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31415. Acesso em: 4 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 168

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.