Ações afirmativas na Faculdade de Educação da UFRGS:

um estudo a partir dos alunos que acessam o LIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61675

Palavras-chave:

FACED/UFRGS, Ações afirmativas, Alunos cotistas, Democratização, Educação superior

Resumo

O presente artigo trata da análise sobre as políticas de ações afirmativas na educação superior implementadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O estudo baseou-se em dados colhidos por pesquisa realizada no Laboratório de Informática de Ensino Superior – LIES – da Faculdade de Educação – FACED – na qual nove alunos cotistas do curso de pedagogia que acessam o referido laboratório foram entrevistados a fim de ouvir suas considerações sobre o funcionamento do espaço. A partir dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas com esses estudantes, foi possível concluir que o LIES acena para possibilidades de contribuir para o processo de democratização do acesso ao conhecimento para os alunos de classes populares, entre esses, os cotistas. Além da análise das contribuições do laboratório, optou-se também por investigar programas de apoio empreendidos pela UFRGS capazes de promover a permanência dos alunos cotistas no curso de pedagogia. O estudo apontou avanços no processo de inclusão socioeducativa a partir da implementação das ações afirmativas pela universidade e mostrou algumas consequências práticas para a vida acadêmica dos alunos cotistas.

mica dos alunos cotistas.

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Biografia do Autor

FLAVIO LUIZ PRETTO, PUC/RS

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) , e-mail: flavio.pretto@gmail.com

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

PRETTO, F. L. Ações afirmativas na Faculdade de Educação da UFRGS:: um estudo a partir dos alunos que acessam o LIES. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1198–1214, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.61675. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/61675. Acesso em: 5 nov. 2024.