Ações afirmativas na Faculdade de Educação da UFRGS:
um estudo a partir dos alunos que acessam o LIES
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.61675Palavras-chave:
FACED/UFRGS, Ações afirmativas, Alunos cotistas, Democratização, Educação superiorResumo
O presente artigo trata da análise sobre as políticas de ações afirmativas na educação superior implementadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O estudo baseou-se em dados colhidos por pesquisa realizada no Laboratório de Informática de Ensino Superior – LIES – da Faculdade de Educação – FACED – na qual nove alunos cotistas do curso de pedagogia que acessam o referido laboratório foram entrevistados a fim de ouvir suas considerações sobre o funcionamento do espaço. A partir dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas com esses estudantes, foi possível concluir que o LIES acena para possibilidades de contribuir para o processo de democratização do acesso ao conhecimento para os alunos de classes populares, entre esses, os cotistas. Além da análise das contribuições do laboratório, optou-se também por investigar programas de apoio empreendidos pela UFRGS capazes de promover a permanência dos alunos cotistas no curso de pedagogia. O estudo apontou avanços no processo de inclusão socioeducativa a partir da implementação das ações afirmativas pela universidade e mostrou algumas consequências práticas para a vida acadêmica dos alunos cotistas.
mica dos alunos cotistas.
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